Observatório

‘Dia D’ de combate à dengue: Centro Paula Souza entra na campanha estadual de prevenção

Apoie o PlanetaOsasco

Centro Paula Souza disponibiliza cartaz e guia de orientações para atividades educativas

O Governo de São Paulo convocou, para esta sexta-feira (1), todos os 645 municípios para o “Dia D de Mobilização Estadual” contra o mosquito da dengue. As Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) também ingressaram na campanha. A iniciativa prevê debates em sala de aula e mobilização dos jovens sobre o combate a criadouros do Aedes Aegypti, além de ações de limpeza regulares nas unidades de ensino, com foco na remoção de recipientes que acumulam água, como garrafas, latas e vasos de plantas. A Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS elaborou um cartaz e um guia de orientação sobre o tema.

A ação intersecretarial de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue foi anunciada pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e terá a participação das secretarias estaduais da SaúdeEducação, além da Defesa Civil, com reforço do Exército Brasileiro e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Além de atividades especiais nas escolas, haverá orientação à população e fortalecimento das ações de combate à doença nas residências.

Jogo educativo online

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), disponibiliza o jogo gratuito Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital, com o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre as medidas de combate à proliferação do mosquito.

No enredo da trama, a protagonista Sophia deve encontrar e eliminar todos os focos de dengue, forma mais eficiente de combater o mosquito. Ao longo da jornada, a menina será ajudada pelos irmãos mais velhos para cobrir pneus velhos, guardar devidamente o lixo e colocar areia nos pratos de vasos de plantas. A cada nova visita ao mundo digital, a configuração do game muda, possibilitando desafios variados e horas de entretenimento educativo.

Dengue 100 dúvidas

Quando o assunto é dengue, uma das perguntas mais comuns é: Quem está infectado pela dengue deve evitar algum tipo de medicamento? E a resposta é sim. Alguns remédios não devem ser ingeridos por quem tem suspeita de dengue. Afinal, um dos possíveis sintomas da doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti é o sangramento. Essa manifestação se agrava com a utilização de medicamentos com ácido acetilsalicílico (aspirina, por exemplo), anti-inflamatórios não hormonais ou corticóides.

Para esclarecer essas e outras questões, a Secretaria de Estado da Saúde lançou o portal Dengue 100 Dúvidas com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmitifica fake news que circulam em redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: www.dengue100duvidas.sp.gov.br.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax