Executivo

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 é Iniciada em Osasco

Olga Liotta
SECOM/PMO

 A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco dará início na segunda-feira, 10/04, à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023. A vacinação será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos seus respectivos horários de atendimento. O grande diferencial nessa campanha é que todas as pessoas dos grupos prioritários serão contempladas numa única etapa.

Estão nesse público, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Com duração de aproximadamente 50 dias, o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023 será em 31/5.

Para se vacinar é importante ficar atento às exigências, como ser morador ou trabalhar em Osasco, apresentar um documento com foto. Menores devem estar acompanhados pelos pais e apresentar carteirinha de vacinação. Trabalhadores dos grupos prioritários deverão apresentar, além de documento com foto, um comprovante da função (crachá, carteira profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros).

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é imunizar 90% de cada um dos grupos elegíveis e reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo, visto que a influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.

A transmissão ocorre, principalmente, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível, sendo que os principais sintomas da doença são: fadiga, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e aparecimento súbito de febre, sendo a febre o sintoma mais importante com duração em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse, por exemplo, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença, e dura entre três e cinco dias após o desaparecimento da febre. Nos casos mais graves, há dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização.

Portanto, a vacinação é importante porque previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, e óbitos, contribui na redução da circulação viral e evita sobrecargas nos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde faz um alerta que por conta dos sintomas da Influenza serem muitos parecidos com os da Covid-19, as duas doenças continuam sendo ameaças para a saúde pública no Brasil, especialmente para as pessoas não vacinadas.

 

Confira abaixo a relação completa do público-alvo:

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

Caminhoneiros

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes e Puérperas

Idosos com 60 anos ou mais

Pessoas com comorbidades

Pessoas com deficiência permanente

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade

Povos indígenas e povos e comunidades tradicionais quilombolas

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento

Profissionais das Forças Armadas

Professores das escolas públicas e privadas

Trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

Trabalhadores Portuários

Funcionários do sistema prisional

 

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2023

Período: 10 de abril a 31 de maio de 2023

Local: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em seus respectivos horários de atendimento

Mais informações: 156

 

Exigências

Ser morador ou trabalhar em Osasco

Apresentar um documento com foto

Menores devem estar acompanhados pelos pais e apresentar carteirinha de vacinação

Trabalhadores no geral, do grupo prioritário, apresentar, além de documento com foto, um comprovante da função (crachá, carteira profissional, Carteira de Trabalho e Previdência Social, entre outros)

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax