Executivo

Osasco comemora Dia Mundial da Educação Ambiental

Redação/SECOM
Secretaria de Serviços e Obras

O Dia Mundial da Educação Ambiental é comemorado em 26 de janeiro e a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), promoveu, na última sexta-feira, um café da manhã com os agentes ambientais da EcoOsasco, concessionária dos serviços de limpeza pública. A equipe, formada de jovens e focada na área de resíduos, conta com a supervisão de educadores ambientais e é acompanhada pela Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), que define as diretrizes de sua atuação.

Dentre as principais demandas da equipe, estão as ações de conscientização junto à população no entorno do aterro sanitário municipal, a divulgação e incentivo ao uso dos Ecopontos e PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de recicláveis), a orientação para o combate ao descarte irregular de entulho e lixo nas vias públicas, orientação quanto aos cuidados com o lixo doméstico e ações para fortalecimento da coleta seletiva.

De acordo com Vinicius Aiello, supervisor de operação da EcoOsasco, a educação ambiental é fundamental para melhorar a qualidade de vida. “Trabalhamos em sintonia com as diretrizes da Prefeitura de Osasco com o objetivo de melhorar cada vez mais nossos serviços e para melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade. E os trabalhos de conscientização são fundamentais para essa evolução”.

Paula Abreu, diretora de Tratamento e Destinação e coordenadora de Educação Ambiental da DIGRES, disse que a equipe vem fazendo a diferença no dia a dia. “Os desafios para melhorar a gestão dos resíduos sólidos na cidade são enormes e a educação é fundamental nesse processo. Muitas pessoas cobram por esse tipo de ação da administração e essa equipe tem feito a diferença por onde passa”.

Oscar Buturi, Diretor Geral da DIGRES, destacou a importância da equipe. “A iniciativa de promover o café da manhã é para demonstrar nosso reconhecimento e gratidão a essa equipe que, todos os dias, está em algum canto da cidade realizando trabalho tão importante para a coletividade. Não é fácil o desafio que eles enfrentam no dia a dia, mas é fato que a contribuição desse time tem sido muito importante para os avanços no setor”.

Também presente no encontro, o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, agradeceu o trabalho da equipe. “Sabemos da dificuldade que é conscientizar e abrir os olhos das pessoas em relação aos cuidados com os espaços públicos. Por isso, quero agradecer o empenho de cada um nessa tarefa árdua, mas muito importante para a cidade”.

Produção de Resíduos Sólidos Urbanos

O município de Osasco conta com cerca de 743 mil habitantes, de acordo com o Censo do IBGE 2022. Essa população gera, todos os dias, em torno de 850 toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo 650 toneladas de resíduos sólidos domésticos (RSD). A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define que a gestão dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada de toda a sociedade.

 

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax