Executivo

Osasco realiza I Seminário Internacional “Família e Políticas Públicas”

Juliana Oliveira

Fernanda Cazarini e Edu Soares

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar (Sefam), promoveu na terça-feira, dia 4/6, das 9h às 17h, o I Seminário Internacional: “Família e Políticas Públicas”.  O evento que reuniu gestores públicos, representantes de organizações da sociedade civil e acadêmicos de vários Estados e países, teve como objetivo consolidar e divulgar a atuação em prol do desenvolvimento das famílias com base em evidências científicas.

Acompanharam o titular da Sefam, Marcelo Couto Dias, na cerimônia de abertura, o secretário de Assistência Social de Osasco, José Carlos Vido, o secretário Executivo de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo, Enrico Misasi, o deputado estadual Rogério Santos e a presidente da OAB Osasco, Maria José Soares Bonetti.

O evento foi gratuito e produzido em dois formatos, online, pelo canal oficial do Youtube da Prefeitura de Osasco (@governodeosasco) e presencial, que aconteceu no Auditório do Teatro Municipal Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Yara).

O secretário Marcelo Couto Dias desejou boas–vindas aos participantes, destacando a proposta do Seminário de consolidar e divulgar as políticas públicas que refletem o compromisso com o bem-estar das famílias.

“É uma oportunidade para aprofundar as razões e os caminhos desse trabalho e trocar experiências para que a gente possa aprimorar nosso trabalho. A Sefam em Osasco tem a tarefa de favorecer esse diálogo no âmbito entre a administração pública, para que o fortalecimento e o bem-estar das famílias seja prioridade nas políticas públicas. Nesse primeiro ano de implantação, desenvolvemos dois programas de fortalecimento dos vínculos familiares: o Programa para Educar Crianças em Ambientes Seguros, realizado em 16 países e, no Brasil em 25 municípios, e o Programa Famílias Fortes, além disso, também atuamos na promoção de práticas de conciliação entre trabalho e família, por isso, nosso objetivo é que a gente possa consolidar esse trabalho”.

Para o secretário de Assistência Social, José Carlo Vido, o Seminário foi uma ótima oportunidade para o diálogo e a troca de conhecimentos entre gestores públicos, representantes de organizações da sociedade civil e acadêmicos. “Cuidar de gente é cuidar da família e esse é o grande legado deste governo sensível e que a cada dia incentiva e estimula ações para que as nossas famílias sejam de fato muito felizes”.

O secretário de São Paulo, Enrico Misasi, destacou em sua fala que veio a Osasco para conferir os resultados e as experiências exitosas obtidos na cidade com a implantação da Sefam. “Quando a gente vai fazer uma política pública seja na área da Saúde, da Assistência Social, Ambiental, Habitacional ou Tributária, a gente está acostumado e preso numa visão errada do ser humano, a gente enxerga as pessoas como indivíduos isolados, como átomos isolados. Na sociedade, nós não somos assim. Então, quando o Estado vai fazer uma política pública, não pode colocar os óculos do individualismo, do átomo isolado, mas sim cuidar de gente, cuidar da família e olhar para as pessoas dentro das suas famílias e das suas relações comunitárias e não a pessoa individualizada e isolada”.

A presidente da OAB Osasco, Maria José Soares Bonetti, parabenizou a Prefeitura de Osasco e a Sefam pelo trabalho desenvolvido no munícipio. “A Ordem do Advogados do Brasil é uma instituição de classe sim, que além de ter como missão defender os interesses da classe, também tem por missão defender e, isso está na Constituição Federal, o cidadão e seus interesses. Então, como representante da OAB, fico muito honrada de participar de um Seminário dessa grandeza, porque é na família onde tudo acontece. Parabéns à Prefeitura e ao secretário por estar conduzindo esse tema e avançando cada vez mais na conscientização da sociedade osasquense”.

 Para o deputado Rogério Santos, a iniciativa de Osasco serve como um exemplo inspirador para outras cidades e pode ser um modelo a ser seguido na promoção do desenvolvimento de uma sociedade mais justa. “Osasco se torna hoje, a casa e o palco de um Seminário Internacional, um marco para a cidade, porque a família não pode ser apenas um discurso ou uma Lei de uma cidade ou Estado, a família precisa ser olhada como parte central, porque ninguém vive isoladamente, ninguém vive sozinho e o que nós queremos é parar com discursos ideológicos em cima da questão familiar e trabalhar com políticas concretas que é o que faz a vida da pessoa mudar”.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax