36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado conta com a participação de Barueri
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, marcou presença no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. A edição de 2023, realizada de 15 a 17 de março na cidade São Pedro, reuniu cerca de 2,5 mil pessoas que representaram 311 municípios paulistas.
Promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo “Dr. Sebastião de Moraes” (COSEMS/SP), esta edição de 2023 do Congresso teve como tema os “35 anos do SUS: caminhos para equidade, universalidade e integralidade na conjuntura atual”.
O encontro ocasionou discussões e perspectivas para os próximos anos em relação ao novo Ministério da Saúde (MS) e à composição da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, alinhando o planejamento estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS) aos propósitos municipais.
Barueri, representada por membros da Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde (Cabs), da Coordenadoria de Planejamento, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e da Assessoria Técnica, participou de uma extensa programação envolvendo seminários, debates, exibição do documentário “Quando falta o ar”, das diretoras Ana Petta e Helena Petta, entre outros.
Na ocasião, os participantes do Congresso também tiveram a oportunidade de conhecer a 19ª Mostra que contou com 1.496 trabalhos inscritos, de 105 municípios, inclusive de Barueri. Desse total, 15 receberam o 12º Prêmio David Capistrano e outros 15 por Menção Honrosa. O intuito da Mostra era revelar as práticas de gestão do Sistema ou do cuidado em saúde, que efetivem os princípios norteadores do SUS como universalidade, integralidade, equidade e participação social.
Durante o Congresso houve a eleição da diretoria do COSEMS/SP para o biênio 2023/2025, com a reeleição de Geraldo Reple Sobrinho como presidente, e a eleição do novo Conselho Fiscal, além da aprovação da Carta do Congresso (Carta de São Pedro), documento que traz o compromisso e as ações do COSEMS/SP para a próxima gestão.
Conteúdo oficial