Barueri

Comissão de Justiça e Redação analisa revisão da Lei de Zoneamento — Câmara Municipal de Barueri

Apoie o PlanetaOsasco

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Barueri realizou na noite de segunda-feira, 4, audiência pública para apresentar à população o Projeto de Lei Complementar 022/2023, que revisa a Lei de Zoneamento da cidade.

O texto enviado pelo prefeito Rubens Furlan (PSB) aos vereadores traz alterações importantes sobre o uso e a ocupação do solo na cidade, como a “caracterização do que se considera área construída”, o “ajuste no coeficiente de aproveitamento”, a “adequação da tramitação dos processos do EIV – Estudo do Impacto da Vizinhança” e a “alteração dos modelos de apuração da contrapartida”.

Dois técnicos da Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Barueri apresentaram um resumo dos principais pontos alterados na legislação que busca organizar a ocupação territorial de Barueri. “Não foram mudanças muito grandes no texto, foram ajustes pontuais para facilitar o entendimento da legislação”, explicou o arquiteto Anderson Braz.

O tecnólogo agrimensor Wagner Ferraz destacou que barreiras físicas como o Rio Tietê, a linha do trem da Viamobilidade (antiga CPTM) e a rodovia Castello Branco acabam segregando a cidade. “Tudo isso acaba impactando no crescimento da mancha urbana de Barueri. Em função disso, temos hoje no município muitas áreas ociosas. A alteração na Lei de Zoneamento busca dinamizar o uso de algumas áreas”, explicou.

De acordo com o vereador Reinaldo Campo (PRD), que presidiu a audiência pública, o encontro foi bastante proveitoso porque permitiu que a população pudesse entender com mais clareza as mudanças propostas para o zoneamento da cidade. “Cidades modernas precisam atuar sempre com antecedência, propondo soluções antes que os problemas afetem a qualidade de vida da população. E é isso que o poder público de Barueri está fazendo”, comentou o parlamentar.

Após a audiência pública, o projeto de lei complementar será enviado à Mesa Diretora da Câmara, que definirá a data de discussão e votação da matéria pelos vereadores.

Lei de Zoneamento

A Lei de Zoneamento é o principal instrumento de planejamento urbano. Ela tem o objetivo de disciplinar o uso e a ocupação do solo, restringindo ou delimitando o tipo de construção permitida em cada região da cidade, além de buscar a preservação de uma estética que esteja em harmonia com a ordenação espacial da cidade.

Em termos práticos, é a Lei de Zoneamento que permite e determina em quais regiões da cidade são permitidas a construção de moradias residenciais, instalações industriais, estabelecimentos comerciais, zonas mistas e outras modalidades previstas em lei, sempre levando em consideração os critérios urbanísticos que norteiam o crescimento sustentável da cidade.



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax