Barueri

11 de maio: Dia Nacional dos Agentes de Trânsito

Uma data pra lá de importante é o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, celebrado em 11 de maio. A data coincide com as atividades do movimento “Maio Amarelo”, um mês dedicado à conscientização e segurança no trânsito, destacando ainda mais a relevância desses profissionais no dia a dia de pedestres, ciclistas e motoristas.  

 

Em Barueri, assim como em todos os municípios do país, os agentes de trânsito são de vital importância para a sociedade. Eles desempenham um papel crucial na garantia da segurança viária, protegendo vidas e educando a comunidade sobre práticas seguras de tráfego. Entre as principais funções desempenhadas estão realizar os registros de ocorrências, sinalizar sinistros de trânsito (acidentes) e demais ocorrências na via, sinalizar interferências viárias e promover a fluidez com segurança.  

Além disso, eles realizam estudos estatísticos sobre as ocorrências de trânsito, palestras sobre segurança viária em escolas e empresas, administram o transporte escolar no município e processam as notificações de trânsito. 

Semurb 

Por Barueri ser uma cidade cada vez mais acessada, tanto por moradores quanto pelo público flutuante, contribuindo assim com a maior demanda por locomoção e deslocamentos de pessoas e veículos nas vias públicas, há dois anos, exatamente no dia 23 de fevereiro de 2022, por meio da Lei Complementar Nº 518, foi criada a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), exclusivamente voltada para a mobilidade urbana.  

De acordo com dados da pasta, a cidade conta hoje com 161 agentes de trânsito e, a partir do próximo mês, mais 39 novos agentes (do último concurso) integrarão ao serviço, completando o quadro de 200 profissionais previstos em lei. Já a frota é composta por 69 viaturas entre motocicletas, caminhonetes e duas vans. Atualmente a Semurb é gerida pelo secretário Celso Aparecido Monari. Para ele, “os agentes são imprescindíveis para atingirmos nossa meta permanente, que é a diminuição do número de sinistros em Barueri”, declara. 

Mobilidade urbana é levada tão a sério pela gestão que, de acordo com a Portaria 966 de 2022 da Secretaria Nacional de Trânsito, os novos agentes de trânsito devem passar por um curso preparatório de 200 horas-aulas, mas em Barueri o processo de formação é mais complexo. “Nossa carga é de 320 horas em aulas teóricas e práticas. Eles são submetidos a avaliação e devem ter aproveitamento mínimo de 70%. Quando vão para as ruas, os novatos trabalham com agentes experientes”, revela José Luiz Pinheiro de Oliveira, coordenador de Mobilidade Urbana.   

Temp
Temp



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax