Brasil

Retrospectiva 2021: confira as principais notícias de agosto

Depois de seis meses seguidos com uma média de mais de mil mortes diárias por covid-19, o Brasil registrou, no dia 2,  o terceiro dia consecutivo com a média móvel abaixo desse patamar, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No dia 4, o governo de São Paulo informou que, na semana anterior, 346 das 645 cidades do estado de São Paulo não registraram óbitos por covid-19, ou seja, mais da metade. No dia 11, foi anunciado que, pela primeira vez desde outubro de 2020, as unidades de terapia intensiva (UTIs) tiveram ocupação abaixo de 80%.

No dia 12, o ator Tarcísio Meira morreu, aos 86 anos, vítima de covid-19. O artista chegou a ser intubado na UTI, mas não resistiu. A mulher dele, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, também foi hospitalizada, mas teve alta dias depois.

Tarcísio Meira

Tarcísio Meira morre vítima da covid-19 – Reprodução/TV Brasil

Voto impresso auditável

Agosto foi o ápice do debate acerca do voto auditável. No dia 1º, atos ocorrem em várias cidades, principalmente nas capitais, pedindo o voto impresso nas eleições de 2022. No dia 10, o plenário da Câmara rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que tornaria obrigatório o voto impresso. Foram  229 votos favoráveis e 218 contrários. Para que fosse aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos em dois turnos de votação.

Decisões na Câmara: Auxílio Brasil e reforma eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro durante reunião para entrega da medida provisória do novo Bolsa Família ao presidente da Câmara, Arthur Lira. O programa se chamará Auxílio Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro durante reunião para entrega da medida provisória do novo Bolsa Família ao presidente da Câmara, Arthur Lira – Marcelo Camargo/Agência Brasil

No dia 9, o presidente Jair Bolsonaro entregou à Câmara dos Deputados a medida provisória (MP) para alterar alguns programas sociais, inclusive o Bolsa Família, que, com as mudanças, passaria a se chamar Auxílio Brasil e reuniria seis benefícios sociais.

Ouça na Radioagência Nacional

No dia 11, foi a vez de a PEC) 125/11, que prevê mudanças nas regras eleitorais, ser aprovada pela Casa.

Flordelis

O plenário da Câmara dos Deputados decidiu, por 437 votos favoráveis, 7 contrários e 12 abstenções, cassar a deputada Flordelis (PSD-RJ). A parlamentar é acusada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019, em Niterói (RJ). No dia 13, a Justiça decretou a prisão de Flordelis.

Talibã reassume controle do Afeganistão

Cerca de 15 dias antes da data anunciada pelo presidente americano, Joe Biden, para a retirada das tropas americanas do Afeganistão, os talibãs retomaram, no dia 15, o controle da capital do país, Cabul. O movimento extremista voltou ao poder depois de 20 anos e, antes de Cabul, já tinha retomado o controle de outras importantes cidades afegãs.

No dia seguinte, o aeroporto de Cabul viveu um verdadeiro cenário de horror: desesperados, milhares de civis tentaram escapar nos voos que retirariam militares americanos do país. Vários chegaram a cair da aeronave em decolagem.

Tiros são ouvidos enquanto o Talibã controla afegãos do lado de fora do Aeroporto de Cabul

Caos na cidade de Cabul após retomada do controle pelos Talibãs – Reuters TV/direitos reservados

Mesmo diante do caos instalado, Joe Biden foi irredutível em sua decisão de retirada das tropas americanas.

Assista na TV Brasil


Via Agência Brasil – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo