Brasil

Flup 2022 começa nesta sexta com homenagem a Pixinguinha

Apoie o PlanetaOsasco

Começa hoje (11) a Festa Literária das Periferias, a Flup 2022 LINK 1  , que, em sua 11ª edição, ocupa o Museu de Arte do Rio (MAR), e o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), ambos na região central da cidade do Rio de Janeiro. O evento vai até o dia 18 de fevereiro.

No ano em que é comemorado o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Flup celebra o Modernismo Negro e recupera a efervescência cultural do Rio de Janeiro nos anos 1920 com uma programação homenageando Pixinguinha, Lima Barreto e Josephine Baker. Como tradição, a Flup fará a abertura oficial do evento com uma revoada de balões biodegradáveis às 12h, na Praça Mauá, que levarão colados a letra de Carinhoso, de Pixinguinha.

Entre os destaques estão as mesas “Fluxos Transatlânticos”, com o escritor congolês Alain Mabanckou e Kim Butler (dia 11, às 19h), e “Uma Experiência Luminosa – O Jazz, a Lei Seca e o Exílio em Paris”, que terá a presença dos escritores e pesquisadores Anaïs Flechet e Jeffrey G. Ogbar (dia 12, às 19h).

A Flup traz, ainda, shows de Teresa Cristina, Amaro Freitas e Majur, além de exposições sobre Pixinguinha, no MAR, e outra sobre Lima Barreto, no Muhcab. Com extensa programação infantil, a Flup homenageia Sonia Rosa, primeira escritora de livros para crianças negras, com o Sarau nas Alturas, em que um balão subirá aos céus da Praça Mauá com contação de histórias, além do bailinho da Elis Mc e do Samba das Rosalinas com o Espaço Curumim para as crianças.

A Flup 22 é apresentada pelo Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tem o patrocínio master da Shell, patrocínio do Instituto Cultural Vale e Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e Globo, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e do Programa de Fomento Carioca – Foca. Também tem apoio da Fundação Ford e do  Instituto Ibirapitanga, e parceria do Museu de Arte do Rio de Janeiro, do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, do Sesc RJ e do Grupo Pensar.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo