Brasil

ONU: trégua humanitária da Ucrânia não parece possível no momento

Apoie o PlanetaOsasco

Um cessar-fogo humanitário na Ucrânia não parece possível no momento, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nesta quarta-feira (13).

Desde o início de abril, o chefe de auxílio humanitário da ONU, Martin Griffiths, visitou a Rússia e a Ucrânia para ver se uma trégua humanitária poderia ser estabelecida.

“No presente momento, um cessar-fogo global na Ucrânia não parece possível”, disse Guterres a jornalistas.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, milhares de pessoas foram mortas e a ONU diz que cerca de 11 milhões de ucranianos – mais de um quarto da população – deixaram suas casas. Mais de 4 milhões de pessoas deixaram o país.

“Há muitas coisas que podem ser feitas para garantir a saída de civis”, disse Guterres.

O secretário-geral disse que a ONU fez propostas à Rússia para “juntar os lados e tentar administrar” acesso humanitário, acordos locais de cessar-fogo e a saída de civis. Ele disse que a ONU está esperando uma resposta da Rússia.

*É proibida a reprodução desse material.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo