Covid-19: Planos de vacinação criam atendimentos para pessoas surdas
A Prefeitura de Goiânia lançou nesta semana uma campanha para auxiliar pessoas surdas na vacinação contra a covid-19. Com atendimento por videochamada, a comunicação entre a comunidade surda e as equipes de vacinação é facilitada com a presença de um intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
A vacinação de surdos que fazem parte do grupo prioritário em Goiânia é feita por agendamento através do aplicativo Prefeitura 24 horas. Para ajudar nesse cadastramento e obter outras informações sobre a vacinação contra a covid-19, o morador de Goiânia com surdez pode acessar link de atendimento por videochamada, disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com a inclusão de pessoas com deficiências nos planos de vacinação nos estados e municípios, ações de inclusão tem ocorrido em algumas cidades. Em Salvador, a vacinação de pessoas com deficiência permanente, a partir de 18 anos, teve início no mês passado e foi montado um mutirão para ajudar os surdos a fazerem o cadastro para o agendamento da vacina.
Em Porto Velho, para pessoas surdas com 30 anos ou mais cadastrados no BPC, Programa de Benefício de Prestação Continuada, a vacinação acontece em sala especial com intérpretes de Libras e não é preciso fazer o agendamento para esse grupo.
A Secretaria Estadual de Alagoas conta com a campanha Alô Vacina, que tem um serviço em Libras para esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19. Nesse caso, basta a pessoa surda enviar um vídeo para o número de WhatsApp DDD 82 98705-7847, de segunda a sexta, de 7h ás 19h, que será atendida por uma intérprete.
Com a inclusão de pessoas com deficiências nos planos de vacinação nos estados e municípios, ações de inclusão tem ocorrido em algumas cidades.