Atletas olímpicos recebem medalha do Mérito Desportivo Militar
O presidente Jair Bolsonaro participou, no Rio de Janeiro, da cerimônia de entrega da medalha do Mérito Desportivo Militar a atletas militares e campeões olímpicos que disputaram os jogos de Tóquio. O evento aconteceu no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), na Zona Norte da capital fluminense.
Dos 302 atletas brasileiros que se classificaram para as Olimpíadas, 92 eram militares, sendo 44 da Marinha, 26 do Exército e 22 da Aeronáutica. Na solenidade da manhã desta quarta-feira, foram homenageados cinco dos oito atletas militares que subiram ao pódio no Japão: os medalhistas de ouro Ana Marcela, da maratona aquática, e Hebert Conceição, do boxe; a militar atleta Beatriz Ferreira, do boxe, que ficou com a prata; Daniel Cargnin, do judô, e Abner Ferreira, bronze no boxe.
Todos integram o Programa Atleta de Alto Rendimento do Ministério da Defesa, que apoia 549 atletas, garantindo a eles remuneração, assistência médica, acompanhamento nutricional e estrutura para treinamento.
Em seu discurso, Bolsonaro lembrou do tempo em que era atleta e destacou a dificuldade das competições de alto nível, como os medalhistas olímpicos, que têm minutos ou segundos para garantir a vitória após anos de treinamento.
Também estiveram presentes na solenidade o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.
A Medalha Mérito Desportivo Militar destina-se a agraciar os militares das forças armadas, civis, policiais militares e bombeiros brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais, além de organizações militares e instituições civis.