Destaques

Machucado só de mentirinha: Inmetro orienta pais a escolherem fantasias seguras no Halloween

No Brasil, o Halloween – ou Dia das Bruxas – é comemorado com festas à fantasia e decorações.
É comum encontrar adultos e crianças vestidos dos mais diversos personagens de filme de terror ou folclóricos. Mas alguns acessórios podem ser perigosos.
Nos Estados Unidos, uma pesquisa da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo revelou que nesta época do ano a emergência de hospitais recebe em média de cerca de 4,5 mil casos de lesões relacionadas às comemorações de Halloween.
Entre os acidentes estão ingestões e outras lesões associadas a fantasias ou acessórios de decoração.
No Brasil ainda não há um levantamento sobre o tema. No entanto, a pesquisadora do Inmetro Karine Murad afirma que é preciso observar a faixa etária dos produtos comprados para crianças.
 
“Existem fantasias, brinquedos cada vez mais populares. Existe um risco para crianças de 0 a 3 anos quando existem acessórios pequenos que podem ser engolidos, aí existe o risco de asfixia. E também as máscaras, é importante observar a indicação da faixa etária na embalagem”.
 
Karine também alerta que produtos temáticos, como maquiagem, podem causar reação alérgica em crianças.
 
“É importante ver se esses itens são destinados ao público infantil, se têm alguma substância que podem causa alergia. Observar também, no caso das fantasias, a composição têxtil do produto e evitar fantasias muito quentes”.
O Inmetro aconselha que as compras para as festas à fantasia sejam feitas em lojas regulares, e lembra da importância de sempre exigir a nota fiscal.
Se ainda assim algum acidente acontecer, o Instituto orienta que o consumidor registre a ocorrência no site do Inmetro.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax