Destaques

MPF pede que prefeituras informem medidas contra chegada de óleo em praias do RJ

Apoie o PlanetaOsasco

As prefeituras de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e Saquarema vão ter que prestar contas sobre as medidas que estão adotando para uma eventual chegada de óleo nas praias dessas cidades. O pedido foi feito pelo procurador da República Leandro Mitidieri, da Procuradoria de São Pedro da Aldeia.
Ele também solicitou ao Grupo de Acompanhamento e Avaliação do governo do estado, à Marinha e ao Ibama previsões em relação à possível chegada à Região dos Lagos da mancha que causou no Nordeste o maior desastre ambiental do país.
Além do litoral nordestino, o óleo chegou ao Espírito Santo. a preocupação do procurador é que o poder público defina medidas preventivas para contenção dos danos. Na avaliação do gestor ambiental Sérgio Ricardo Verde, além do dano à fauna, o óleo afeta diretamente a economia desses locais, que têm no turismo a sua principal fonte de arrecadação.
Em nota, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade informa que os órgãos ambientais estão trabalhando em medidas preventivas. Uma dessas ações foi a capacitação de 80 pessoas, entre técnicos da Defesa Civil e do Inea, Instituto Estadual do Meio Ambiente, além de homens do Corpo de Bombeiros e do Exército, para lidar com um possível surgimento de óleo na costa fluminense.
O documento informa também que o Inea possui plano de contingência relacionado à presença de óleo nas praias para uma resposta em caso de necessidade. O plano encontra-se em fase de monitoramento desde o surgimento de manchas no Espírito Santo. 25 municípios costeiros do Rio de Janeiro foram capacitados, entre eles a capital.

Ainda segundo a nota, o Governo do Estado criou um grupo de trabalho especial para acompanhamento e vigilância na costa fluminense.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
500


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax