Opinião: Câmara de Osasco despertou vergonha alheia
Publicado inicialmente por DiretivaNacional.com.br (veja)
Opinião – Dez vereadores de Osasco, na Grande SP, tiverem seus gabinetes vasculhados na última semana em ação do Ministério Público. Fato sem precedentes no estado, foi acompanhado de 38 mandados de busca e apreensão e agentes fortemente armados.
Desencadeada por supostas práticas de nepotismo e registro irregular de ponto, o MP descobriu que o esquema pode ser muito maior. Primeiro, por nepotismo cruzado. Segundo, por desvio de medicamentos. Terceiro por funcionários fantasmas. E pode não parar por aí.
Dentre os vereadores surpreendidos pela ação, estão conhecidas lideranças polêmicas. Um dos nobres representantes foi acusado recentemente de despejar entulho em praça pública –ao mesmo tempo em que exigia a limpeza do bairro-, típico de histórias de comédia mal escritas, tem até vídeo na web.
A investigação não pecou por ideologia. Envolve gente de esquerda, direita, e até o centrão. Até um dos pré-candidatos à prefeitura da cidade aparece na lista dos possíveis investigados.
Outro lado
O pedido do MP desencadeou sete prisões, inclusive uma por posse ilegal de armas; envolve ainda 150 investigados e boatos de delações premiadas ainda não divulgadas pelas autoridades.
Dentre os vereadores investigados, especula-se a possibilidade de iminente decretação de prisão de alguns deles.
A situação só não é pior pois por diferença de “1” a câmara ainda tem maioria entre os ‘não-investigados’ (a cidade de Osasco tem 21 vereadores dos quais 10 são investigados até o momento).
Este colunista fez questão de acompanhar a sessão de terça (15h) pela ‘Tv Câmara Osasco’ na web; não foi possível ouvir nenhuma palavra sobre o acontecido. What?!
B.Villa
Publicado inicialmente por DiretivaNacional.com.br (veja)