Manchetes

No teatro: Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens

Apoie o PlanetaOsasco

A peça do Coletivo Negro, que conta com a participação especial do rapper Kl Jay, retrata a experiência de ser homem negro na periferia de São Paulo e traz a força da  musicalidade; após passar por diferentes palcos da cidade e também do Rio de Janeiro e Minhas Gerais, é apresentada excepcionalmente por três dias na programação teatral do instituto 

De 16 a 18 de agosto (terça a quinta-feira), sempre às 20h, a programação Terça Tem Teatro do Itaú Cultural recebe Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens, do Coletivo Negro. 

Encenada e dirigida por Jé Oliveira, a peça é uma investigação sobre a vivência da masculinidade negra nas periferias de São Paulo, inspirada em relatos reais e na produção cultural de negros que nasceram ou ainda moram nestas regiões. O espetáculo recebe a participação especial do rapper e integrante dos Racionais MCs, KL Jay, no último dia das três apresentações.  

Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens mergulha no universo da palavra falada e cantada por meio da construção poética de Jé Oliveira em cena, acompanhado por cinco músicos, produzindo a trilha sonora simultaneamente – Cássio Martins (baixo), Fernando Alabê (percussão e bateria), Mauá Martins (piamos e MPC), Melvin Santhana (guitarra, violão e voz) e DJ Tano – ZáfricaBrasil. Paisagens sonoras e imagéticas se materializam no ato de contar, expor, refletir e dialetizar a experiência do ser negro em uma metrópole.

A peça é baseada em entrevistas realizadas com 12 homens negros de diferentes idades e ocupações com a intenção de constatar alguma unidade entre estas histórias e delas colher inspiração para se construir uma narrativa. Os entrevistados foram Akins Kintê, poeta e diretor de cinema, Allan da Rosa, professor e artista, Aloysio Letra, artista, Fernando Alabê, músico, João Nascimento, percussionista, Kl Jay, DJ e rapper, Melvin Santhana, músico, Renato Ihu, produtor e pesquisador, Salloma Salomão, artista e intelectual, Seu Luís Livreiro, vendedor de livros, Will Oliveira, modelo, e Zinho Trindade, poeta.

O resultado é um espetáculo que traz à tona a realidade de muitas periferias do país, incluindo casos de violência contra jovens negros, de exclusão social, relatos de conflitos familiares e entre amigos, o cotidiano, alegre ou triste, de uma jornada. “Em todos os lugares por onde passamos, a peça tem tocado as pessoas de um modo muito profundo. Pela realidade ser muito próxima, lágrimas correm e nos banham indicando a necessidade do trabalho”, conta Oliveira.

Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens foi contemplado na XXV Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, selecionado pela Funarte pelo edital Cena Aberta e convidado a abrir o 1º FELT – Festival Livre de Teatro, realizado pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Em São Paulo foi apresentada nas unidades SESC de Santos, Pompéia e Araraquara, na Funarte e na Escola Livre de Teatro de Santo André. No Rio de Janeiro, no SESC Copacabana e em Minas Gerais, no SESC Palladium.

Sobre o Coletivo Negro
O Coletivo Negro é um grupo de pesquisa cênico-poético-racial que há oito anos se dedica à investigação da presença do negro no teatro brasileiro. Formado por Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Jefferson Mathias, Jé Oliveira e Raphael Garcia. Recebeu duas indicações ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro com a obra Movimento Número 1: O Silêncio de Depois…, nas categorias Melhor Elenco e Grupo Revelação. Concorreu ao Prêmio Qualidade Brasil, por sua ocupação artística no TUSP (Teatro da USP). O grupo já se apresentou em alguns dos principais palcos da cidade de São Paulo e do país, como Auditório Ibirapuera—Oscar Niemeyer, Itaú Cultural, TUSP, Teatro Villa Velha (Bahia), CCBB-Minas Gerais, SESC Santos, Cooperifa, Galpão do Folias.

As apresentações são gratuitas

Conheça mais
https://vimeo.com/170717203
https://www.youtube.com/watch?v=8xzRCVCeWlk

IMG Divulgação
 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
500


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax