Observatório

Exposição fotográfica no Museu da Inclusão é prorrogada até 22 de março

Exposição fotográfica no Museu da Inclusão

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) prorrogou até 22 de março a exposição “Apropriação da Paisagem”, do Instituto Jô Clemente (IJC), exposta desde agosto de 2023 no Museu da Inclusão. A mostra gratuita exibe registros fotográficos de pessoas com deficiências intelectuais e Transtorno do Espectro Autista (TEA) já recebeu 1,4 mil visitantes, com uma média de 200 visitas por mês.

“A cultura é um instrumento muito importante para a inclusão e essa mostra chegou ao nosso museu como forma de incentivar a arte e a reflexão através do olhar de pessoas com deficiências intelectuais, fazendo com que a gente observe o cotidiano de forma plural”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. “Que mais pessoas venham visitar a mostra nestas últimas semanas de exposição”, completa.

São 80 painéis fotográficos com imagens captadas por jovens, adultos e idosos atendidos pelo Serviço de Longevidade do IJC, que promove a reabilitação e a manutenção da funcionalidade deste público, e orientados pelo professor de fotografia do Instituto e curador da exposição, Allan Cunha.

“As fotografias documentam o entorno da instituição, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a partir do olhar poético dos participantes, que traduziram em imagens fotográficas as pessoas, as arquiteturas, os transportes, os objetos e a natureza que compõem a paisagem urbana local”, explica Allan Cunha.

As fotos são frutos da oficina de fotografia criada pelo IJC em 2020, durante a pandemia de Covid-19, como atividade terapêutica, na intenção de ressignificar momentos e lembranças. Por meio da arte, as pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e profissionais encontraram um novo instrumento de conhecimento.

“A exposição oferece aos visitantes a oportunidade de enxergar o mundo por meio dos olhos das pessoas acompanhadas no serviço de Longevidade”, destaca Victor Martinez, supervisor do serviço de Educação e Longevidade do IJC.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax