Observatório

Cosud termina com criação do Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública

Governadores firmaram parcerias integradas

A 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) chegou ao fim neste sábado (2) com a assinatura pelos governadores do Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado. O documento propõe ações integradas sobre o tema, eleito como central entre os representantes para essa edição.

Entre as medidas do pacto está a criação do Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública. Ele prevê o compartilhamento de dados estratégicos, funcionando a cada seis meses em um estado diferente para garantir o atendimento das peculiaridades das regiões. O acordo traz ainda ações de capacitação conjuntas e ofertas de vagas; aquisições compartilhadas de ferramentas tecnológicas; além de alterações legislativas com foco no combate ao crime organizado.

“O foco aqui está no crime violento, nas organizações criminosas e no aumento do custo do crime. Conforme a gente consiga formular e apresentar medidas ao Congresso Nacional, por exemplo, vamos aumentar esse custo aos criminosos. Que a gente possa revisar, por exemplo, a liberdade provisória nas audiências de custódia, sempre olhando o membro da organização criminosa, focado em quem produziu o crime violento. Vamos sempre olhar para aquele que é reincidente. Isso vai trazer paz para o nosso cidadão”, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Governador Tarcísio de Freitas fala no encerramento da edição gaúcha do Cosud

Carta de Porto Alegre
Os governadores assinaram no encerramento do evento a Carta dos Governadores. Além do destaque ao Pacto Regional para Segurança Pública, o documento ressalta a preocupação com o combate à dengue. Nele, os governadores pedem a atualização dos critérios de distribuição de recursos federais e agilidade na questão da vacina contra a doença. “Deve ser enfatizada a premência de maior celeridade no desenvolvimento e na produção de vacinas e, ainda, uma distribuição que, a um só tempo, seja ágil e atenda a critérios transparentes e pactuados com os entes da federação”, pontua a carta.

O governador Tarcísio de Freitas ressaltou em seu discurso no encerramento a importância das discussões sobre sustentabilidade fiscal. “Se a gente equacionar a questão da dívida dos estados e dar uma coerência em termos de indexação, fazendo com que o estoque de dívida caia ao longo do tempo, o que é impossível nos moldes atuais, nós vamos liberar muito espaço para a despesa de capital. Isso vai permitir que os estados ajudem o Brasil no seu esforço de crescimento.”

Estatuto
A 10ª edição do evento foi realizada em Porto Alegre (RS) e reuniu em três dias governadores, gestores estaduais e profissionais do setor público dos sete estados das regiões Sul e Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O evento gaúcho marcou a consolidação do consórcio, com a finalização do estatuto da entidade, oficializando sua constituição.

“Estamos formalizando o nosso consórcio com o estatuto aprovado e isso vai dar o pontapé inicial para realizarmos uma série de ações em conjunto entre nossos estados”, comemorou Tarcísio.

A edição anterior do Cosud foi realizada na cidade de São Paulo, em outubro de 2023, e reuniu os governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina. Após os encontros e debates, houve a assinatura do Tratado da Mata Atlântica, um protocolo de intenções que prevê cooperação técnica para a elaboração dos objetivos e metas na área ambiental.

O próximo Cosud será no Espírito Santo, entre 8 e 10 de agosto deste ano.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax