Observatório

CPTM: ​9 estações recebem ação em referência à Campanha Março Lilás neste sábado (16)

hid

 

Quem passar pelas estações Mauá, Dom Bosco, Guaianases, Corinthians-Itaquera, Mogi das Cruzes, Luz, Comendador Ermelino, Jardim Helena-Vila Mara e Guarulhos-Cecap neste sábado (16) poderá participar das ações de saúde em alusão à Campanha Março Lilás, que trata da conscientização e esclarecimentos sobre o câncer de colo de útero.

Haverá turmas das 9h às 12h e das 13h às 16h. Durante o evento, alunos da Instituição Proz Educação estarão à disposição das passageiras, e também dos passageiros, para aferição de pressão arterial (sem limite de atendimentos) e testes de glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou pessoas diabéticas (limitados a 100 testes por estação).

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar e prestar esclarecimentos à população sobre o câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical.

Sobre o Câncer de colo de útero

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina, ficando atrás do câncer de mama e do colorretal. Além disso, é a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Em 2022, foram registrados cerca de 17 mil novos casos no país.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax