Observatório

SP define último detalhe da oferta pública da Sabesp que maximiza valor para o Estado

Modelo aprovado permitirá maximizar o retorno financeiro do Estado e garantir a escolha do melhor investidor na oferta pública da Sabesp

O Governo de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (20), além do preço e cobertura mínima, um último detalhe para dar início à oferta pública da Sabesp. Ao modelo definido nas reuniões anteriores, com dois books vinculados às duas melhores propostas de investidores de referência, foi incluída uma condição que, se atendida, tem o objetivo de maximizar o valor da operação para o Estado.

No modelo aprovado na 10ª reunião do Conselho do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI), os dois melhores preços vão para o bookbuilding, com dois books abertos para o mercado. Considerando uma cobertura mínima (quantidade mínima de ações cobertas pelas ordens recebidas dos investidores) do book de cada investidor, será escolhido aquele que tiver o maior preço ponderado considerando o seu respectivo preço e o do seu book na cobertura mínima.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP divulga resultados da Consulta Pública sobre a desestatização da Sabesp

A condição aprovada na reunião desta quinta-feira adiciona um direito conhecido pelo nome em inglês “right to match”. Ele prevê que o investidor que tiver o menor preço ponderado ao final do bookbuilding, se tiver o maior valor do book, poderá igualar sua proposta à do concorrente e vencer a disputa. Isto permitirá maximizar ainda mais o retorno financeiro do Estado de SP e garantir a escolha do melhor investidor.

Além disso, se o preço do book vencedor ficar abaixo do preço proposto inicialmente pelo investidor de referência, ele pagará a diferença diretamente ao Governo de SP após o encerramento da oferta. Este ponto havia sido aprovado na reunião anterior.

Com essas definições, a oferta pública de ações da Sabesp poderá ser aberta nos próximos dias. Para garantir mais segurança à operação e mitigar riscos na formação do bookbuilding, os valores do preço e da cobertura mínima serão divulgados após a liquidação da oferta.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax