Osasco

Conferência Intermunicipal do 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas

Apoie o PlanetaOsasco

Texto: Juliana Oliveira
Imagens: Fernanda Cazarini

 

A Prefeitura de Osasco em parceria com o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD) sediou na sexta-feira, 24/06, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, a Conferência Intermunicipal do 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas com o tema “Você ainda tem escolha. Diga Não às Drogas”.

 

A abertura do evento contou com a participação do secretário-adjunto de Justiça e Cidadania de São Paulo, Luiz Orsatti Filho; do secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), Quirino Cordeiro; do vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned), Marcelo Ribeiro; da secretária executiva do Coned, Vera Lúcia; do representante do Denarc, Alexandre Avilez; e do presidente do COMPOD, Pastor Jonas Melo Florêncio, entre outras autoridades.

 

Presente ao evento, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, falou sobre a importância da articulação das cidades que compõem o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), pois entende que unidos possam elaborar políticas públicas sobre drogas que alcance o maior número de pessoas. “O Cioeste, do qual estou presidente, é o maior consorcio de municípios do Brasil e reúne 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e 3% do PIB Nacional, então não faz o menor sentido fazer parte da região que avança no empreendedorismo e nas edificações, sem investir em políticas públicas que alcance as pessoas”.

 

Para ele, o tema das drogas é de alta vulnerabilidade e precisa ser enfrentada em várias frentes, como por exemplo na parte ostensiva. “Em Osasco estamos caminhando a passos largos para dificultar a atuação de quem está mal-intencionado e que tenta o ilícito. Também estamos trabalhando a parte preventiva, sempre ligada a educação, esportes e cultura com projetos que incluam nossa juventude no contraturno escolar. Na parte do tratamento, estamos avançando no chamamento de clínicas terapêuticas. Esse é um dos grandes desafios da atualidade, por isso a importância dessa Conferência, porque aqui vamos discutir e buscar soluções conjuntas para a questão das drogas na nossa região”.

 

“Essa é a primeira Conferência realizada depois da pandemia e estamos aqui lutando nessa batalha contra as drogas no mundo. Gostaria de agradecer a Osasco por se tornar modelo para outras cidades”, disse presidente do COMPOD, Pastor Jonas.

 

De acordo com o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), Quirino Cordeiro, o governo federal tem trabalhado três frentes políticas sendo a primeira delas, de repressão, com a aprovação da Lei de Alienação de Bens do narcotráfico por meio de leilões que têm suas rendas revertidas para políticas públicas de enfrentamento. “Também temos atuado estrategicamente na prevenção e nos cuidados, financiando comunidades terapêuticas. A ideia é que todos tenham acesso ao tratamento. Além disso, buscamos fortalecer parcerias com os gestores locais envolvendo Estados e Municípios”.

 

Também participaram da abertura, os vereadores Josias da Juco, Elsa Oliveira e Deise Oliveira (da mandata AtivOz), e os secretários municipais Sérgio Di Nizzo (Governo), Lau de Alencar (Transportes e Mobilidade Urbana), Bruno Mancini (Finanças) e Fábio Grossi (Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

Este conteúdo oficial foi verificado por RJ983

Fonte Oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo