Osasco

Banco de Alimentos de Osasco participa de Encontro Nacional do setor

Apoie o PlanetaOsasco

Texto: Olga Liotta
Imagens: Secom/PMO

O Banco de Alimentos de Osasco, vinculado ao Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura, participou do Encontro Nacional de Banco de Alimentos, realizado em formato online na primeira quinzena de novembro, que buscou, dentre outras ações, fortalecer a rede brasileira do setor no processo de captação das doações, incentivos, armazenamento e distribuição dos mantimentos. O gestor do Banco de Alimentos do município e diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, João Perez, representou Osasco e o prefeito Rogério Lins.

O encontro, promovido pela Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA), por meio do comitê gestor do Ministério da Cidadania, reuniu gestores de bancos de alimentos públicos e privados, pesquisadores, organizações da sociedade civil e gestores municipais de diversas regiões do País, além do SESC Mesa Brasil, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O resultado do Relatório Técnico Científico da “Avaliação Nacional de Bancos de Alimentos” foi apresentado durante o evento e as informações recolhidas e sistematizadas contribuirão para o cenário de atuação dos bancos de alimentos do país e suas redes locais de forma ainda mais eficiente, eficaz e efetivo.

As ações de Osasco durante a pandemia foram mencionadas pelo Ministério da Cidadania, pois tornou-se referência de atuação e ganhou o 3º lugar, em 2021, o Prêmio Estadual “Josué de Castro” com o projeto “Banco de Alimentos de Osasco no Enfrentamento à Pandemia da Covid-19”, recebendo menção honrosa.

“A pandemia colocou a necessidade de expandir o trabalho na segurança alimentar. Aprendemos muito, porque foi um trabalho absurdo manter o funcionamento do banco de alimentos. O que defendemos é que devemos procurar inovar nossa atuação. Acredito que novas metodologias possam trazer novos resultados. Conectar produtores locais com empresas de diversos segmentos, o Poder Público, as ONGs, as universidades, buscar cursos de nutrição e serviço social. São soluções, às vezes simples, mas impactantes. As empresas buscam segurança, não só jurídica, mas no processo de compartilhamento das doações, já que o nome delas está envolvido”, pontuou João Perez.

De acordo com Luís Cláudio Romaguera, diretor do Departamento de Estruturação e Equipamentos Públicos do Ministério da Cidadania, “o objetivo do encontro foi fortalecer a atuação conjunta desses equipamentos, qualificar os bancos e reduzir a perda e o desperdício de alimentos, promovendo o Direito Humano à alimentação adequada. O Ministério da Cidadania participa do Comitê Gestor da Rede, trocando informações e estabelecendo metas a serem alcançadas”.

O Banco de Alimentos de Osasco possui parcerias com 87 entidades e instituições sem fins lucrativos e duas universidades (Anhanguera e São Judas Tadeu e FGV), além das empresas doadoras e órgãos públicos (federal e estadual) e projetos voltados à segurança alimentar e nutricional do município.

 

 

Serviço
Banco de Alimentos de Osasco
Endereço: Avenida General Pedro Pinho, 1340, Pestana
Contato: 3654-4585, das 8h às 17h
Acompanhe as ações @bancodealimentos.osasco

 

Este conteúdo oficial foi verificado por RJ983

Fonte Oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo