Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil chega a Osasco em junho
Olga Liotta
arquivo ENANI/MS
O Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Osasco, iniciará no dia 3/6, a segunda onda de coleta de dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil 2024 (ENANI-2024). Osasco é uma das 124 cidades participantes. Pesquisadores farão visitas domiciliares a famílias com crianças de até 6 anos, avaliando a saúde e nutrição infantil para fornecer dados atualizados e apoiar políticas públicas.
O Ministério da Saúde pede às famílias osasquenses que tomem conhecimento do estudo e sintam-se seguras para receber os entrevistadores em suas casas, que deverão estar devidamente identificados com camiseta e crachá.
A pesquisa do Ministério da Saúde visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional antropométrico e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães, visando conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19.
No estado de São Paulo, as visitas domiciliares do ENANI-2024 vão acontecer em Osasco, e também na capital paulista, além de Campinas, Diadema, Guarulhos, Mauá, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Vicente e Sorocaba.
O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil 2024 (ENANI-2024) é conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em todo o país. Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Serviço
Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas, as famílias podem entrar em contato com a linha telefônica gratuita do ENANI/2024 que é: 0800 888 0022.
Conteúdo oficial