Enxadrista de 12 anos conquista o título de Mestre Nacional
Giane Vieira
Foto: Divulgação
No feriado de Corpus Christi aconteceu mais um Brasileiro Amador de Xadrez, em São Paulo. O evento foi promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Participaram das competições mais de duas centenas de enxadristas, divididos em três categorias de rating (1700, 2000 e 2300).
Os enxadristas osasquenses, Cauã Santos e Henrique Muniz, representantes do bolsa atleta da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer Prefeitura de Osasco, participaram da competição.
Segundo o mestre fide osasquense, Wagner Madeira, entre os participantes de Osasco, merecem destaque dois talentos.
O jovem Cauã Santos, de 12 anos, treina há apenas um ano e meio e já é uma realidade os seus feitos competitivos. Fez expressivos 5.5 em 7.0 pontos, na categoria sub 1700. Ele finalizou em terceiro lugar e conquistou o almejado título de mestre nacional. Além de ganhar 26 pontos de rating.
Merece destaque também atuação de Henrique Muniz. Embora tenha apenas 11 anos, ele já é Mestre Nacional há bastante tempo. Portanto, sua motivação foi outra, melhorar seu rating. Ele já tem seis anos de experiência em competições de categorias menores.
Após uma derrota para Kayo Nachef na segunda rodada, ao perder um final empatado, não se abalou e engatou uma recuperação digna de registro ao vencer cinco rodadas consecutivas. Jogou a última rodada na mesa 3 e poderia ficar entre os primeiros.
Não foi dessa vez ainda. A derrota o deixou na 11ª colocação, com 5.0 pontos, mas as conquistas de 138 pontos de rating dizem muito sobre seu desempenho. Quebrou a barreira de 1700 e se aproximou de 1800, mostrando que a escolha em participar de uma categoria acima da sua, 2000, foi acertada.
“Foi uma competição que aguça o interesse dos enxadristas, pois possibilita a obtenção do título de mestre nacional”, disse o secretário Thiago Borges Batista.
Conteúdo oficial