Legislativo

Parlamentares homenageiam Rogério Santos ao se despedir da Câmara de Osasco

Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Robson Cotait.

Os parlamentares osasquenses não pouparam elogios ao vereador Rogério Santos (MDB), que nesta terça-feira (14), durante a 10ª Sessão Ordinária, se despediu da Câmara Municipal de Osasco. Nesta quarta-feira (15), Rogério Santos assumirá o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Josias da Juco (PSD) propôs uma Moção de Aplauso pela trajetória do parlamentar na Câmara de Osasco e, durante sua discussão, os vereadores puderam homenagear Rogério.

“Rogério, aqui você nunca falou ‘eu’, você sempre falou ‘nós’. Criamos a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, para defender a família, e a Frente Parlamentar Nossa História, para resgatar histórias de pessoas que estavam sendo esquecidas e que contribuem com a história de Osasco. Você nos deu muitos exemplos com seu comportamento e sua prática. Prestativo, educado, sempre presente”, disse Josias da Juco, que lembrou de duas das inúmeras ações de Rogério Santos na Câmara e descreveu cuidadosamente a postura digna de Santos em todos os momentos.

Ralfi Silva (Republicanos) falou sobre algumas passagens dele com Rogério Santos na Câmara, enfatizando a postura do parlamentar nos últimos seis anos. “Que Deus continue te abençoando. E veja se manda algumas emendas para Osasco”, brincou Ralfi.

Cristiane Celegato (Republicanos) avaliou os dois mandatos de Rogério Santos, dizendo que foi um trabalho digno, correto e honesto. “Tenho certeza de que seremos muito bem representados na Assembleia”, apostou Celegato, ao estimar que Rogério Santos seja abençoado em seus novos propósitos.

Os elogios não pararam. Elsa Oliveira (Podemos) apontou a boa presença do público na Sessão Ordinária, em sinal da força da democracia. E mesmo sem ter preparado um discurso especial de despedida, usou as palavras que considerou do coração ao deputado estadual eleito.

“Você é um homem iluminado. A gente, às vezes, fica até constrangida de falar com você porque você é muito sábio. Vamos perder muito aqui, infelizmente. Mas sabemos o quanto a nossa cidade e o nosso Estado vai ganhar. Um político diferenciado”, disse Elsa, ao agradecer a oportunidade de trabalhar ao lado de Rogério Santos.

Cada um dos vereadores presentes usaram a tribuna para explicitar suas experiências com o parlamentar. Délbio Teruel (União Brasil), que trabalhou pouco mais de 20 meses ao lado de Rogério Santos, falou sobre a conduta do vereador.

“Você é uma daquelas pessoas que a gente tem orgulho de trabalhar junto. Você representa segurança para a gente. É um momento especial para todos nós. Perdemos você aqui, mas Osasco e o Estado ganham um grande parlamentar”, declarou Teruel, ao afirmar que Santos será referência estadual e nacional.

Paulo Júnior (PP) lembrou dos conselhos recebidos por ele quando assumiu uma cadeira na Câmara Municipal e o quanto ficou feliz com a eleição de Rogério Santos. “Os passos de um homem bom são confirmados por um homem bom. Que Deus confirme seus passos”, profetizou Paulo Júnior, que desejou vitórias ao novo deputado estadual.

Discreto em suas falas, Julião (PSB) elogiou Rogério Santos e a força de sua família, em nome da esposa Edna, que estava presente no Plenário. “Com certeza Rogério Santos será um destaque para a nossa cidade. O Brasil estará assistindo e seguindo Vossa Excelência, que em breve ocupará novos espaços dentro da estrutura do poder, defendendo a todos e principalmente a família”, disse Julião, desejando que Rogério Santos alcance todos seus objetivos.

“Falar desse amigo, esposo, pai, avô. São seis anos que estamos juntos e aprendi muito com Vossa Excelência, porque você me mostrou um bom caminho. Aprendi a legislar com você, porque você não teve ego. Fiquei muito feliz com sua vitória”, comentou Pelé da Cândida, colega de partido de Santos, ao lembrar que ele aumentou o número de representantes do MDB na Câmara, mas que agora ele, Pelé, volta a ser o líder de uma pessoa só. “Você nos mostra que a política vale a pena. Vale a pena trabalhar em prol da população, de um povo”, concluiu Pelé da Cândida.

Lúcia da Saúde (Podemos) lembrou dos momentos difíceis que enfrentou, mas que teve em Rogério Santos um amigo. “Você é uma pessoa leal, um amigo e uma pessoa brilhante, que me apoiou quando precisei. E já que você estará no Estado, vou aproveitar e pedir que tenha um olhar especial para a saúde de nossa cidade”, declarou Lúcia, ao reforçar que Osasco precisa de convênios com o Estado para fortalecer as ações na rede pública de saúde.

“Eu assino embaixo de tudo o que falaram sobre você aqui”, afirmou Ana Paula Rossi (PL), ao lembrar que seu pai, Francisco Rossi, com experiência de 50 anos de vida pública, quando viu Santos pela primeira vez, falou que Rogério Santos era diferenciado. “A prova está aqui. A prática de Rogério Santos, nunca destoou de seu discurso e isso é muito, muito difícil. E ele consegue ser assim, firme e forte em sua postura”, elogiou Ana Paula.

José Carlos Santa Maria (Patriota), disse que não foram feitos elogios, foram destacados os trabalhos do parlamentar. “Estamos apenas mostrando o quanto você faz e fez pelo parlamento”.

Batista Comunidade (Avante) brincou dizendo que já imaginou Rogério Santos como Presidente da República e preparou o colega afirmando que vai visitá-lo na Assembleia. “Temos muitos pedidos para a cidade. Você é uma pessoa de fibra, correto, sempre fazendo apontamentos precisos”, expressou Batista.

Há poucos dias como vereador, o suplente de Adauto (PDT), Eron (PDT), desejou boas vindas à Rogério Gansinho e parabenizou Rogério Santos pela conquista. “Conheci Rogério Santos pessoalmente e vi o quanto ele é politizado e o quanto ele foi acolhedor”.

“Como você inspira a todos nós em seus atos”, disse Michel Figueredo (Patriota) ao declarar a força da fé do deputado. “Você é uma pessoa que incentiva e motiva, não apenas na vida pública, mas você reforça a importância de Deus na nossa vida”.

Gratidão foi a palavra usada pelo presidente da Câmara Municipal, Carmônio Bastos (Podemos) para se referir a Rogério Santos. “Tive a honra de tê-lo como colega em Comissões Permanentes. Minha gratidão por todos os ensinamentos, por seu posicionamento, por tudo o que você fez. Gratidão”, disse Bastos ao reforçar que dois projetos do deputado serão defendidos na Casa, a Secretaria de Família e a revisão das leis municipais e também lembrar que Osasco tem três deputados na Assembleia, Gerson Pessoa (Podemos) e Emídio de Souza (PT).

Discurso Final

Emocionado, ao lado da esposa Edna, depois das falas dos parlamentares, Rogério Santos usou a tribuna para agradecer aos elogios recebidos.

“O bom é viver o tempo que nos foi permitido. Fiz questão que minha esposa estivesse aqui, porque a gente começa com a família, caminha com a família e, até que Deus nos recolha, é com a família que nós permanecemos”, disse Rogério Santos em uma declaração à esposa, parceira e companheira, ao reforçar que a renúncia do cargo é regimental. Rogério leu uma carta na qual afirma que havia chegado a hora de fazer uso da palavra pela última vez na Tribuna da Câmara. Agradeceu a todos que contribuíram com sua caminhada até o momento — homens, mulheres e, especialmente, a sua assessoria, citando cada um deles e, de modo especial, a Sebastião Bognar. “Foram eles meus assessores e há muitos outros voluntários, que foram grandiosos para que nosso projeto vencesse”, disse Rogério Santos, emocionado, pedindo perdão à esposa pela ausência e por momentos de dificuldades que eles enfrentaram na caminhada. “A sua força e sua presença me deram condições para que eu permanecesse. Chegar aqui só foi possível porque você e nossos filhos estiveram sempre ao meu lado. Você me dá segurança. Obrigado”.

Os parlamentares entregaram para Rogério Santos uma placa em agradecimento à dedicação por Osasco e por toda a população nos últimos seis anos. Rodrigo Gansinho (PL) assumirá, na próxima quinta-feira (16), a vaga aberta por Rogério Santos. “Meu suplente que assumirá essa cadeira: todas as bênçãos de Deus e toda sabedoria necessária”, concluiu Rogério Santos, após cumprir o protocolo e ler a carta de renúncia.

Carta de Renúncia

Osasco, 14 de março de 2023.

Excelentíssimo sr. presidente e nobres edis que compõem a XV Legislatura da Câmara Municipal de Osasco, é chegada a hora de fazer uso desta tribuna pela última vez como vereador desta Casa Legislativa, lugar onde os rumos de nossa Cidade são decididos por representantes escolhidos democraticamente pelos munícipes.

Tenho por esta Instituição um respeito reverencial. Sempre o tive e continuarei tendo porque, nós, agentes políticos e demais servidores que aqui se dedicam, somos colaboradores passageiros. A Instituição Câmara Municipal será sempre maior que os nossos planos individuais, ainda que grandiosos, pois ela é o instrumento político que dá condições para as ideias, projetos de lei e ações fiscalizadores possam acontecer.

Tenho consciência que não correspondi à altura da exigência dessa Instituição, mas espero ao menos ter colaborado com a sua missão de servir ao nosso povo.

Na primeira que fiz uso da palavra nessa tribuna – era o dia 09 de fevereiro de 2017 – falei das bases sobre as quais estariam fundadas minha vida pública. Disse que três princípios fundamentais me guiariam: em primeiro lugar a verdade, “porque a verdade exige de nós coerência entre o discurso e a prática.” Mais que grandes projetos de lei, a sociedade espera de nós políticos a coerência entre o que falamos e o que fazemos, entre o que prometemos e o que realizamos, entre a propaganda política e a vida real, onde vive e sofre a nossa gente. A coerência revela o caráter da pessoa humana. E é “a verdade” o fundamento sobre o qual se constrói uma sociedade duradoura. A ausência da verdade, mais cedo ou mais tarde, faz demorar os grandes castelos da vaidade humana, porque estão construídos sobre a areia da mentira e das frágeis ideologias. A verdade nos blinda. A verdade nos protege. A verdade é a força que nos torna livres para agir politicamente.

Naquela mesma ocasião falei também que seria sobre o princípio da justiça que me esforçaria para viver. Justiça é “dar a cada um o que lhe é devido”. Mais que exigir a justiça para alguém ou “de alguém”, esforcei-me primeiro para viver com justiça a responsabilidade que me fora confiada pelos eleitores. De nada me apropriei além do subsidio que me era de direito. Para os injustiçados e desatendidos pelo poder público, esforcei-me para garantir-lhes seus direitos, com a consciência e lamento por, nem sempre, ter conseguido o êxito esperado. A justiça não é o elemento prioritário da politica, mas do direito. Compete ao Direito a última palavra (humana) sobre justiça, mas cabe a política elaborar leis justas que possibilitem o exercício do direito.

Por fim, naquele primeiro discurso, falei sobre o princípio da caridade – do amor. E aqui sim, encontra-se o fundamento da política. A caridade se manifesta num amor prático que se doa ao outro, que não busca o próprio interesse (como escreveu o Apóstolo Paulo!). Foi o amor, o amor a Deus e à pessoa humana que me trouxe para a política. Foi esse amor que me deu forças para permanecer firme durante os muitos momentos de dificuldades que vivi durante este tempo como vereador; foi o amor que não me deixou revidar quando fui exposto nas redes sociais, caluniado, zombado e ignorado em algumas propostas.

A política não pode ser um campo de guerra onde o outro é um inimigo a ser vencido. A lógica da guerra é incompatível com a política. A divergência de opinião não pode levar-nos a conflitos e divisões. A politica é o instrumento que temos para transpor nossos interesses pessoais e construir o bem comum. E só essa lógica do respeito e do diálogo será capaz de construir uma sociedade melhor.

Foi sobre os valores da vida, da dignidade da pessoa humana e da defesa da família que procurei promover minha caminhada política. Esforcei-me para promover a vida, desde o nascimento até a morte natural. Acredito e trabalho para promover a dignidade da pessoa humana. A pessoa humana, seja ela quem for, não importando raça, sexo, cor, crença ou condição social, deve ter garantido pelo Estado o seu direito de viver dignamente. Fiz da família, não a minha bandeira – porque não sou adepto de bandeiras políticas – mas o meu fundamento na política. Eu acredito na família! Acredito que a família é a base de tudo e é sobre ela que devemos continuar edificando nossa sociedade. As narrativas que tentam destruir a família não podem prevalecer sobre a verdade. A família é a principal Instituição, a célula mater da sociedade. Neste momento sombrio da humanidade, devemos nos unir pela família, porque é ela a única instituição indispensável para a sociedade humana.

Sr. Presidente, nestas minhas últimas palavras, eu poderia aqui enumerar algumas conquistas de nossos dois mandatos. Mas, prefiro apenas agradecer àqueles que tornaram tudo isso possível.

– Na pessoa jurídica da ABRAAC (todas as entidades), pelos passos dados na conquista de direitos para as pessoas autistas de nossa Cidade;

– Agradeço ao Prefeito Rogério Lins, que desde o início acreditou em meu trabalho e me deu condições para aprovar e implementar políticas públicas ao longo destes anos

– Aos membros do executivo (secretários e servidores), que foram sensíveis às nossas demandas e, na medida do possível, atenderam nossas solicitações;

– Às entidades e associações do nosso Município (ACEO – Dr. Amir, Sinhores – Edson Pinto, AEO – Leandro Fogaça), pela parceria nas reflexões e propostas para o desenvolvimento da Cidade

– À OAB ( Dra. Maria José Bonetti), presidente da 56ª subseção de Osasco, pela presença e orientações

– A Ordem dos Emancipadores (Lázaro Suave, Geraldo Setter) que junto com a Frente Parlamentar Nossa História me fizeram amar ainda mais nossa querida Osasco, minha Cidade Natal.

– A Igreja Católica Apostólica Romana, a quem sou grato pela formação religiosa que recebi e a qual peço perdão se não consegui testemunhar na política a doutrina que nela tenho aprendido.

– À Comunidade Kénosis e a Renovação Carismática Católica, de onde vem a graça espiritual que me mantém motivado no serviço ao próximo

De modo muito especial, meu respeito e admiração pelos servidores/colaboradores que tornam possível nosso trabalho aqui nesta Camara Municipal:

– Os diversos departamentos, cerimonial, procuradores, comunicação, equipes de copa, limpeza, segurança, manobristas, etc…

– À imprensa da Cidade e região, meu agradecimento por me ajudar a dar publicidade aos nossos atos em favor do povo.

– Assessoria: Ednei, Miguel, Juninho, Márcio, Flávio, Flávia, José Elison, Elton, Mario Chiba, Francis, Adilson, Ronan – especialmente ao Bognar.

Família: Edna – eu sei que não foi fácil pra você e para os nossos filhos. Obrigado pela compreensão nestes 6 anos. Perdoe-me pela ausência deste tempo. Amo muito você! Amo muito nossa família!

Toda minha gratidão à Deus por ter me sustentado nessa caminhada até aqui e pela certeza que tenho de que é Ele quem está agora me levando para este novo desafio como Deputado Estadual.

Aos colegas vereadores, peço perdão por minhas falhas e agradeço pelo aprendizado deste tempo.

Antes do meu último ato nesta casa de Leis, gostaria de desejar ao Rodrigo Gansinho, meu suplente que assumirá essa cadeira de vereador, todas as bênçãos de Deus e a sabedoria necessária para bem conduzir ao seu mandato. (Já disse pessoalmente e agora o faço publicamente, se julgar conveniente, estarei disponível para ajuda-lo em sua missão aqui. Peço aos colegas que o acolham com o mesmo respeito que tiveram para comigo)

Ao terminar aqui minha fala, presidente, devo agora ler, assinar e entregar a minha renúncia, cumprindo assim o protocolo desta Instituição.

MULTIMÍDIA »» FOTOS (breve) | VÍDEO

Rogério Santos se despede da Câmara de Osasco com homenagem dos parlamentares

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax