Legislativo

Câmara começa a analisar Projeto que cria cargo de intérprete de Libras na Prefeitura

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Osasco, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 16/2023, de autoria da Prefeitura de Osasco, que estabelece a criação e inserção na tabela constante no Anexo I da Lei Complementar n° 6, de 12 de dezembro de 1991, o cargo público de provimento efetivo de Intérprete de Libras, regido pelo regime estatutário, definido pela Lei n° 836, de 17 de abril de 1969, na quantidade de cinco vagas. O PLC foi lido na Sessão de Expediente, durante a 57ª Sessão Ordinária.

Na Câmara Municipal, o intérprete de libras está presente em todas as transmissões oficiais. E os servidores da Casa de Leis, todos os anos, podem participar de curso de Libras promovido pela Escola do Parlamento, em parceria com profissionais da área.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Carmônio Bastos (Podemos), a inclusão do intérprete de Libras no serviço público “é extremamente importante, porque cria uma comunicação inclusiva, permitindo que as pessoas surdas consigam compreender o que está sendo dito”.

Desde 2017, tem sido constante o debate entre os parlamentares sobre a importância e o papel dos intérpretes de Libras no serviço público. Também está na pauta de votação o Projeto de Lei 24/2023, de autoria da vereadora Ana Paula Rossi (PL), que institui no município o Dia do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Este é um projeto muito importante para o que o município seja realmente inclusivo. Tenho certeza que as Comissões Permanentes, que avaliarão a proposta, o farão com cuidado e eficácia para que ele seja colocado em pauta o mais breve possível”, ressaltou Carmônio Bastos.

MULTIMÍDIA ► 57ª Sessão Ordinária | FOTOS | VÍDEO

Câmara começa a analisar Projeto que cria cargo de intérprete de Libras na Prefeitura

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax