Legislativo

Outubro Rosa: Ginecologista realiza palestra na Câmara

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

Na manhã desta quarta-feira (25), a Câmara Municipal de Osasco recebeu o médico ginecologista e obstetra Dr. José Merenda Júnior para um bate-papo sobre saúde feminina.

Organizado pela Escola do Parlamento de Osasco, o evento faz parte das atividades do Outubro Rosa, que promove debates e ações relacionadas a esse tema durante todo o mês.

Merenda contou a origem do movimento Outubro Rosa. Por volta de 1990, nos Estados Unidos, foi criada uma campanha para incentivar as mulheres a realizar exames de mamografia. Quase 35 anos depois, uma pequena ação de marketing virou um esforço mundial para debater a saúde feminina.

“A principal diferença entre homens e mulheres é que elas vão ao médico pelo menos uma vez ao ano, para fazer exames de rotina”, diz Merenda. O médico dá um exemplo prático de como esse hábito pode salvar vidas. “O exame papanicolau consegue prever cânceres causados por lesões decorrentes do HPV com até sete anos de antecedência”.

O médico ressaltou a importância de fornecer atendimento adequado a um segmento pouco lembrado na saúde feminina: homens e mulheres trans: “Homens trans também precisam de acompanhamento ginecológico. É um aviso necessário no país que mais mata pessoas trans no mundo”, lamentou.

Por fim, o ginecologista enfatizou a prevenção e outros cuidados para a manutenção da saúde da mulher. “Medicina não é só remédio. Exames preventivos, boa alimentação e higiene íntima são fatores imprescindíveis para evitar o aparecimento dessas doenças”, apontou Merenda.

MULTIMÍDIA | FOTOS | VÍDEO

Outubro Rosa: Ginecologista realiza palestra na Câmara

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax