Legislativo

Outubro Rosa: Ginecologista realiza palestra na Câmara

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

Na manhã desta quarta-feira (25), a Câmara Municipal de Osasco recebeu o médico ginecologista e obstetra Dr. José Merenda Júnior para um bate-papo sobre saúde feminina.

Organizado pela Escola do Parlamento de Osasco, o evento faz parte das atividades do Outubro Rosa, que promove debates e ações relacionadas a esse tema durante todo o mês.

Merenda contou a origem do movimento Outubro Rosa. Por volta de 1990, nos Estados Unidos, foi criada uma campanha para incentivar as mulheres a realizar exames de mamografia. Quase 35 anos depois, uma pequena ação de marketing virou um esforço mundial para debater a saúde feminina.

“A principal diferença entre homens e mulheres é que elas vão ao médico pelo menos uma vez ao ano, para fazer exames de rotina”, diz Merenda. O médico dá um exemplo prático de como esse hábito pode salvar vidas. “O exame papanicolau consegue prever cânceres causados por lesões decorrentes do HPV com até sete anos de antecedência”.

O médico ressaltou a importância de fornecer atendimento adequado a um segmento pouco lembrado na saúde feminina: homens e mulheres trans: “Homens trans também precisam de acompanhamento ginecológico. É um aviso necessário no país que mais mata pessoas trans no mundo”, lamentou.

Por fim, o ginecologista enfatizou a prevenção e outros cuidados para a manutenção da saúde da mulher. “Medicina não é só remédio. Exames preventivos, boa alimentação e higiene íntima são fatores imprescindíveis para evitar o aparecimento dessas doenças”, apontou Merenda.

MULTIMÍDIA | FOTOS | VÍDEO

Outubro Rosa: Ginecologista realiza palestra na Câmara

Conteúdo oficial.

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax