Legislativo

Parlamentares reforçam importância de ações para prevenção à dengue

Por Deniele Simões

O combate e prevenção à dengue foi um dos temas discutidos pelos vereadores durante a sessão ordinária da última quinta-feira (15). Os parlamentares debateram a importância das ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

A vereadora Juliana da AtivOz (PSOL) apresentou moção de apelo sobre o tema. Conforme dados do boletim da Vigilância Epidemiológica 4/2024, são 528 suspeitas, 258 casos confirmados e 73 sob investigação em Osasco.

“É um período quente, onde as larvas se multiplicam. A gente precisa olhar isso com muita atenção”, explica Juliana.

Presidente da Câmara, Carmônio Bastos (PODE) reforçou que o aumento nos casos de dengue é um “problema nacional que precisa ser enfrentado com a participação de todos”, afirmou, destacando que vários municípios no país registram alto índice de contaminação.

Líder do governo na Câmara, Délbio Teruel (União) lembrou que o cuidado com a dengue deve ser também de cada cidadão. “A Prefeitura está fazendo a parte dela. Mas, por incrível que pareça, mais de 70% das pessoas nas ruas não permitem que os agentes epidemiológicos adentrem suas casas. Infelizmente isso vem acontecendo”, lamenta.

Para o vereador Pelé da Cândida (MDB), é importante que o combate ao mosquito comece dentro das casas. “Tive oportunidade de flagrar moradores com caixa sem tampa e fui pessoalmente orientá-los”, conta.

Imóveis Abandonados

Josias da Juco (PSD) defendeu a união de forças para a criação de uma lei que trate dos imóveis em situação de abandono. “Isso é o que mais traz dificuldade, não só na dengue, mas também nas invasões, nos furtos nos bairros. Precisamos tratar esse assunto com urgência”.

Em recente visita ao bairro KM 18, Laércio Mendonça (PSD) flagrou um imóvel de uma construtora com mato alto e água parada. “Totalmente irregular, no sentido de cuidados, e a dengue está aí”, adverte.

Os vereadores Julião (PSD), Joel Nunes (Republicanos), Zé Carlos Santa Maria (PRD) e Emerson Osasco (REDE) também usaram a tribuna para falar sobre combate e prevenção à dengue.

Parlamentares reforçam importância de ações para prevenção à dengue

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax