Barueri

Barueri terá campanha antirracismo no esporte — Câmara Municipal de Barueri

O plenário da Câmara Municipal de Barueri aprovou, na sessão de terça-feira, 31, a criação de uma política pública para combater o racismo em competições esportivas realizadas na cidade. De acordo com a proposta, a iniciativa tem como objetivo “implementar ações para que estes ambientes sejam espaços saudáveis, acolhedores e educativos para todos”.

O Projeto de Lei 053/2023 estabelece a promoção e divulgação de campanhas educativas de combate à discriminação racial e de atendimento às vítimas a ser realizado antes e durante os eventos.

A Política Municipal de Combate ao Racismo prevê também que funcionários e prestadores de serviços envolvidos nos eventos recebam treinamento e instrução sobre condutas criminosas, além de determinar a criação de medidas de acolhimento e auxílio às vítimas.

O “Protocolo de Combate ao Racismo”, criado pela legislação aprovada pelos vereadores, permite que qualquer cidadão informe autoridades sobre condutas discriminatórias nos eventos esportivos, para que o responsável pela organização da competição seja notificado e fique encarregado de registrar um boletim de ocorrência o mais rápido possível. Se necessário, ele poderá também pedir ao árbitro a interrupção da partida pelo tempo necessário.

“Infelizmente, casos de racismo estão se proliferando em estádios de todo o mundo. Em 2014, foi bastante noticiada a denúncia do goleiro Aranha sobre ofensas raciais que ele recebeu em uma partida de futebol em Porto Alegre”, lembrou o vereador Leandrinho Dantas (PRTB), autor do projeto de lei. “Recentemente tivemos também casos com o Vinícius Júnior, um dos mais conhecidos jogadores de futebol do mundo, que foi vítima reiteradas vezes de racismo explícito durante partidas de futebol no Campeonato Espanhol e na Champions League”, completou.

“Fatos como estes mostram a necessidade da criação de políticas de combate ao racismo em estádios e arenas esportivas, bem como a criação de protocolos de atuação em casos de condutas racistas”, justificou Leandrinho.

Confira mais fotos no nosso Flickr: 



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax