Manchetes

UBER: Prefeitos buscam lucrar, pais de família são explorados…

Opinião – Por Vinicius Sartorato

Com operações em aproximadamente 60 países no mundo e um valor maior que 50 bilhões de dólares e investidores como a Google, Baidu, Toyota, Microsoft e Goldman Sachs, a empresa norte-americana UBER gerou muita polêmica e protestos aonde chegou.

Com o consumo do seu aplicativo em crescimento e dada as dificuldades do transporte público brasileiro, a UBER vai se aproveitando da situação e já está criando um novo centro de controle no Morumbi, um investimento de R$ 200 milhões na capital paulista – que já é a cidade que mais usa o serviço no mundo.

Atuando no mercado de tecnologia e de transporte, a empresa balançou o solo brasileiro, onde hoje, atua em todas capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades do país. O “terremoto” causado gerou diversos reflexos, inclusive tornando-se um dos principais temas das últimas eleições municipais.

Adorado e odiado por muitos, o serviço da empresa rendeu – e promete render ainda – muitas histórias. Na cidade São Paulo, foi proibido em abril de 2015 pela Justiça, posteriormente em junho do mesmo ano pela Câmara Municipal de Vereadores, até sua regularização com o decreto assinado pelo então prefeito, Fernando Haddad, no dia 10 de maio de 2016.

Neste momento, o aplicativo vive no país sob a vergonhosa insegurança jurídica, tendo sido proibido em alguns lugares e regulamentado em outros, sendo que na maioria das cidades vive na informalidade, com “direito” a todos os problemas que isso significa.

Sem uma regulamentação apropriada e clara, as críticas e problemas permanecem. Os taxistas e empresários do ramo de transporte privado, alegam estar sendo prejudicados por respeitarem a legislação e sofrerem uma concorrência ilegal. Já os advogados e sindicalistas que defendem os direitos dos motoristas da UBER – alegam que a empresa desrespeita a legislação trabalhista brasileira e o vínculo empregatício, com reflexos graves, como jornadas-de-trabalho abusivas, o não-pagamento de horas-extras, férias, direitos previdenciários e de saúde laboral. Todos argumentos válidos.

Enquanto isso, ficamos com a dúvida, já que algumas Prefeituras – como a de Osasco – estão correndo para negociar acordos lucrativos para suas cidades, mas e os outros problemas citados acima? Ficarão sem respostas? Sabemos que o Ministério Público Federal está propondo a regulamentação federal do serviço e similares. Mas, quais seriam as desvantagens e vantagens concretas da UBER e aplicativos similares para o Brasil e os brasileiros?

Longe da “esperteza” de alguns prefeitos, da ganância da empresa UBER, das máfias de licenças ilegais dos táxis, deveríamos pensar que pais e mães de família, taxistas e motoristas em geral, estão lutando diariamente para sobreviver. Deveríamos pensar, que mais do que respostas reducionistas, corporativistas ou oportunistas, o Brasil precisa dar uma resposta equilibrada e concreta para essa questão – e essa é a oportunidade histórica!

O desafio do Ministério Público Federal é o de apresentar aos políticos e ao país, uma proposta que desburocratize os serviços de táxi, que destrua as máfias que se instalaram neste mercado há anos, ilegalmente vendendo licenças e alvarás, bem como estabeleça uma legislação unificada que atenda às demandas da população, das cidades, dos taxistas, dos motoristas da UBER, que estão sendo duramente penalizados e explorados em um verdadeiro desrespeito à legislação trabalhista brasileira.

Qualquer decisão que não seja federal e responda essas demandas, continuaremos testemunhando um verdadeiro escândalo e descalabro contra o país.

 

Vinicius Sartorato, 35 anos. Sociólogo, Mestre em Políticas de Trabalho e Globalização.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax