Observatório

Programa Vem Bailar é palco de inclusão e superação

Na batalha contra o câncer, cada pequeno passo na pista de dança se transforma em uma fonte de esperança. Aos 71 anos, Neusa Regina, artesã e dançarina, descobriu no Programa Vem Bailar uma poderosa fórmula para enfrentar o tratamento do câncer. Ao marcar presença em Praia Grande, ela vivenciou de perto a experiência única promovida pelo projeto que valoriza a atividade física por meio da dança.

“Eu vi a publicação do programa no Instagram e me inscrevi na hora. Chamei alguns amigos e fui convidada para me apresentar junto com eles, o que incentivou ainda mais a minha participação”, conta Neusa Regina. “Quando eu estava lá dançando, transcendendo, a movimentação me obrigou a pensar no meu corpo e pra mim isso foi fundamental. O Vem Bailar preencheu todos os espaços de medo, ansiedade e de ficar depressiva neste momento tão delicado”, completa, emocionada.

Neusa e seu marido Renato, 75, quando chegaram na etapa de Praia Grande

Desde sua criação em 2022, o Programa Vem Bailar tem sido um palco de inclusão e superação, impulsionando a autoestima, a saúde e a integração social de pessoas entre 8 e 80 anos por meio da prática de atividades físicas e esportivas, vindas diretamente da pista de dança. Nesta segunda edição, o Programa está passando por 10 cidades do Estado, incluindo o litoral.

“O Vem Bailar pra mim foi uma surpresa, eu estava me sentindo um pouco feia para me expor, devido ao tratamento, mas o programa faz com que a gente se solte, porque é uma integração tão grande que todos se sentem acolhidos. Todo mundo deveria ir ao Vem Bailar”, revela Neusa com carinho.

A dança não só transforma a artesã, mas também desempenha um papel crucial em sua batalha contra o câncer. “Quando estou dançando, me sinto uma sobrevivente. A dança é como uma oração, que me conecta com o universo, é como se eu estivesse transcendendo. Quando estou na pista de dança realmente me sinto bem”, destaca a dançarina novata no Vem Bailar e veterana nos Jogos da Melhor Idade (Jomi).

Neusa participará pela segunda vez do Jomi na próxima etapa competindo na modalidade de “coreografia” ao lado de seu companheiro fiel desde 1973, Renato. “Conheci meu marido quando era muito jovem. Ele era meu vizinho e passava todos os dias em frente à minha casa. Hoje, estamos casados há 51 anos e temos uma filha maravilhosa de 48 anos”, relembra a dançarina. Quando questionada pela Sesp sobre o interesse de Renato pela dança, Neusa respondeu empolgada: “Ele detestava dançar, mas para me acompanhar começou a frequentar bailes e aprender alguns passos. Hoje, ele até se sente importante por participar da equipe de coreografia do Jomi.”

Neusa e Renato após roubarem a atenção de todo o público no Vem Bailar

Vem Bailar 2024

Criado há dois anos pela Secretaria Estadual de Esportes, o Vem Bailar é um programa que valoriza a atividade física e o lazer na vida de jovens, adultos e idosos por meio da dança. “O Vem Bailar é uma festa de integração entre pessoas dos 8 aos 80 anos. Todos podem participar e praticar as atividades físicas direto da pista de dança”, destaca a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis.

Nesta segunda edição, o Vem Bailar está de cara nova com aulão de dança, show ao vivo, dj, batalhas de dança e a inclusão da modalidade breaking, estilo de dança nascido na década de 70. Além disso, os estilos de dança já consolidados no programa como dança de salão, salsa e forró, seguem na grade do programa.

O Vem Bailar 2024 está passando por dez cidades no Estado. O programa já espalhou alegria e atividade física na capital, São José dos Campos, Itanhaém e Praia Grande. As próximas etapas acontecem em Taubaté (18/5), Ribeirão Preto (15/6), São Vicente (29/6), São Bernardo do Campos (14/7) e Jacareí (20/7).

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax