Observatório

Procuradores do estado ensinam estudantes da rede pública sobre Sistema de Justiça

A aula especial conta com abordagens interativas, jogos lúdicos e simulação de um júri

Mais de 300 estudantes da rede pública estadual tiveram a oportunidade de acompanhar uma aula especial por meio de uma iniciativa de voluntariado inédita no estado. Os alunos participaram do programa Procurando Saber, em que procuradores da ativa e aposentados foram até as salas de aula para compartilhar experiências e ensinar sobre advocacia pública e o papel dos principais representantes do Poder Judiciário.

Após um projeto piloto bem sucedido, em 2023, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) renovou parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) para dar continuidade aos encontros do “Procurando Saber” que explora temas como cidadania e advocacia. Por meio de abordagens interativas, jogos lúdicos e até a simulação de um júri, o programa busca proporcionar aos estudantes do ensino médio um entendimento mais completo sobre o papel da advocacia pública, o Sistema de Justiça e suas respectivas funções institucionais.

“É uma experiência enriquecedora. O Procurando Saber tem o potencial de inspirar os estudantes a seguirem carreiras jurídicas e transformarem suas vidas. A iniciativa valoriza a diversidade dos participantes, garantindo oportunidades iguais e acessíveis a todos. Além de ampliar os horizontes e apresentar novas perspectivas, o programa também empodera esses estudantes fornecendo conhecimento e as habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos eles”, destaca a Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra.

Voluntariado

Na edição de 2024, além de procuradores da ativa, a PGE/SP também convidou procuradores aposentados a participarem da experiência de voluntariado, compartilhando suas vivências e desafios na carreira.

“É uma troca muito valiosa, para que os estudantes conheçam mais sobre o papel do Sistema de Justiça. Esperamos que, futuramente, esses jovens possam se interessar a cursar Direito, ingressar na Advocacia Pública e fazer a diferença”, observou José Luiz Souza de Moraes, presidente da Associação dos Procuradores de São Paulo (Apesp) e um dos professores voluntários do programa.

Sobre o Procurando Saber

No primeiro semestre de 2024,o programa Procurando Saber, promovido pela PGE/SP em parceria com a Seduc, realizou aulas ministradas por procuradores do estado voluntários, para alunos do ensino médio da rede pública estadual.

Os encontros foram realizados em dois dias, sendo o primeiro mais voltado a atividades lúdicas e expositivas, e o segundo, focado no debate e simulação de um júri formado pelos estudantes. Neste primeiro semestre, o programa contemplou 11 escolas do estado.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax