Executivo

Osasco participa do lançamento do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana

Apoie o PlanetaOsasco

Divulgação

Representantes dos Departamentos de Economia Solidária da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Osasco (Setre) e de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco estiveram, na última semana, em Brasília, onde participaram do seminário sobre o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, que promove a segurança alimentar, a inclusão socioeconômica das pessoas e aborda a resiliência climática nas cidades.

O programa foi lançado, oficialmente, no dia 13 de setembro, quando o Decreto 11700/23 foi publicado no Diário Oficial da União. Osasco pôde contribuir na elaboração deste decreto porque é uma das cidades base deste documento e faz parte de um grupo de estudo e de trabalho sobre agricultura urbana, coordenado pela FGV, ONU/PNUMA e três ministérios. Brasília, Salvador e Manaus também são cidades que participaram deste estudo.

Além do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana, o Decreto 11700/23 também instituiu o Grupo de Trabalho que irá atuar no âmbito do programa, que será uma ação articulada entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Meio Ambiente e do Trabalho e Emprego.

A ação marca uma nova fase para as políticas de agricultura urbana e periurbana no Brasil e tem como objetivos a promoção da agricultura sustentável nas áreas urbanas e nas regiões periurbanas, o acesso à alimentação saudável e a garantia da segurança alimentar e nutricional da população urbana; a preservação do meio ambiente e a transição agroecológica, a inclusão socioeconômica das famílias de agricultores urbanos e a atuação das mulheres e jovens na agricultura urbana e periurbana.

Além do lançamento do programa, Osasco também participou do lançamento do edital do Ministério do Meio Ambiente para fomentar as cidades a fazerem compostagem dos seus resíduos orgânicos (que são muitos) para fortalecer a agricultura urbana.

O Banco de Alimentos de Osasco também estava presente nessa agenda e, na ocasião, destravou recurso federal para iniciar a obra de sua modernização. Ele será o único no país a receber aporte para obra neste ano. Em visita à Secretaria Extraordinária Contra a Fome o órgão municipal foi convidado a participar da agenda de construção do Programa Brasil Sem fome que, na verdade, é a integração das políticas públicas de segurança alimentar com saúde, educação e assistência social, iniciativa que já acontece em Osasco.

Nessa agenda em Brasília, o Banco de Alimentos também alinhou o lançamento do primeiro manual de hortas pedagógicas (hortas escolares) do Brasil com base na experiência exitosa de Osasco que já tem duas hortas nesse formato, uma na escola José Veríssimo e outra na Emef Dr. Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro. Ambas foram implantadas sem custos ao município, com patrocínio do iFood.

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax