Legislativo

Moção Condena Trabalho Escravo em Vinícolas do Rio Grande do Sul

Por Charles Nisz. Fotos: Ricardo Migliorini.

Durante a 9ª Sessão Ordinária de 2023, realizada na manhã desta quinta-feira (9), foi aprovada uma Moção em repúdio ao trabalho em condições análogas à escravidão pelas vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton. O caso foi revelado esta semana pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Apresentada pela vereadora Juliana da Ativoz (PSOL), a moção criticou a postura dessas empresas. “Ainda encontramos em nosso país esse tipo de trabalho degradante. O resultado disso está na nossa mesa todo dia”, disse a parlamentar do PSOL.

“Foram 207 pessoas resgatadas pelo MPT, sendo 180 dessas pessoas negras e 90% baianas. Segundo os auditores do trabalho, essas pessoas eram submetidas a jornadas de trabalho de 14 horas, além de castigos físicos e recebimento de comida azeda”, complementou Juliana.

De acordo com a vereadora, as empresas justificaram essa postura de forma absurda, pois “os trabalhadores estariam acomodados com o Bolsa-Família”. “Boicotar os produtos é importante, mas precisamos ir além disso. Tirar terras e propriedades de quem faz trabalho escravo”, finalizou Juliana.

Emerson Osasco (Rede) lamentou que “em 2023, ainda exista esse tipo de situação em nosso país. Empresas lucram com suor, sangue e trabalho de pessoas negras e pobres. Torturavam, encarceravam e ameaçavam pessoas em condições de trabalho degradante”.

Carmônio Bastos (Podemos), presidente da Câmara Municipal, lamentou a postura xenofóbica do vereador gaúcho de Caxias do Sul, que defendeu as empresas, chamando nordestinos de preguiçosos. “Baianos são trabalhadores, gostamos de Carnaval e de vinho também”, disse o presidente da Casa.

MULTIMÍDIA »» FOTOS | VÍDEO

Moção repudia trabalho escravo em vinícolas do Rio Grande do Sul

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax