Casos de pedofilia aumentam e vereadora Ana Paula Rossi (PL) cobra esclarecimentos
Errata: Diferentemente do publicado (09/05 07h), a Semana Municipal de Combate à Pedofilia já existe e não foi criada recentemente. O título da matéria foi editado. O conteúdo oficial não foi alterado.
Por Charles Nisz
Os vereadores osasquenses aprovaram uma Moção de Esclarecimento, de autoria da vereadora Ana Paula Rossi (PL), que versa sobre a Semana Municipal de Combate à Pedofilia.
Realizada na segunda semana de Maio, o evento faz parte do Calendário Oficial de Osasco e tem como objetivo conscientizar a população e ajudar no combate ao crime de pedofilia.
Esse tipo de crime tem aumentado de forma significativa. A maioria dos casos de abuso e exploração são praticados por alguém muito próximo da vítima. Essa violência é cometida na casa do abusador ou na da própria vítima, segundo dados do Ministério da Saúde.
“Um importante desafio é conseguir identificar um caso de abuso sexual. Pela fragilidade da idade, muitas crianças têm medo, vergonha e, por isso, considerável parte dos abusos não são revelados. Estima-se que apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento das autoridades”, explica Ana Paula.
“O sofrimento causado por esse tipo de violência pode desestruturar a base de formação física e psíquica das crianças e jovens, comprometendo a formação da afetividade, da personalidade e de valores”, acrescenta a vereadora, que também é Procuradora Especial da Mulher na Câmara de Osasco.
Desde 2020, o número de denúncias de abuso infantil mais que dobrou. A pandemia intensificou esse tipo de crime por conta do isolamento social. “Abuso sexual de crianças e adolescentes é um tema que não se esgota, e temos que combatê-lo permanentemente”, finalizou a parlamentar.
Conteúdo oficial