Legislativo

Comissão realiza 2ª Audiência Pública para debater Orçamento 2024

Apoie o PlanetaOsasco

Por Deniele Simões

Vereadores, munícipes e técnicos das secretarias municipais de Planejamento e Gestão e de Finanças participaram, na noite desta terça-feira (28), da 2ª Audiência Pública da Câmara de Osasco para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024.

Promovido pela Comissão de Economia de Economia e Finanças da Câmara, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o encontro trouxe informações detalhadas sobre o processo de confecção da LOA – definida a partir da construção coletiva de políticas públicas.

A presidente da Comissão, vereadora Elsa Oliveira (Podemos), presidiu o encontro e foi secretariada pelo vereador Ralfi Silva (Republicanos), que é membro. Também participaram os vereadores Ana Paula Rossi (PL), Délbio Teruel (União), Emerson Osasco (Rede), Joel Nunes (Republicanos) e Julião (PSB).

O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Éder Máximo, esclareceu as dúvidas do público e foi assessorado por técnicos da secretaria.

“Houve levantamento de informações antes de iniciar o planejamento, discussões com a sociedade, sempre visando o equilíbrio entre a receita e a despesa”, explica o gerente de Qualidade do Gasto Público, Atenagores Marques.

A diretora de Governo Aberto e Fortalecimento da Cidadania, Carolina Matias, reforça que o compromisso do governo é o de tornar as informações claras para a compreensão do cidadão, para que ele pudesse opinar e ajudar na construção das políticas públicas.

“Realizamos uma consulta pública que ficou em aberto do período de 11 de abril a 11 de maio e perguntamos para a população sobre os projetos das três frentes do Mapa Estratégico do Plano Plurianual (PPA – 2022-2025)”, esclarece.

Segundo Carolina, o levantamento teve a participação de 502 pessoas da sociedade civil, abrangeu 60 bairros e teve 662 respostas. As obras mais votadas foram: Casa de Passagem para acolher mulheres vítimas de violência; Hospital da Criança; Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência; reforma interna da Maternidade Amador Aguiar e construção da Escola do Futuro na Zona Sul da cidade.

Emendas Impositivas

O secretário Éder Máximo frisou a importância da participação da Câmara, com a apresentação das emendas impositivas, que garantem investimentos para programas específicos, principalmente na área da saúde.

“A gente tem muito respeito pelas emendas dos vereadores e vai buscar mais celeridade e transparência para aprimorar esse processo. Se o maior aplicativo de trânsito recalcula a rota, por que a gente não vai recalcular?”, detalha Máximo, que colocou o plantão da secretaria à disposição dos vereadores.

Em resposta à assessoria da vereadora Juliana AtivOZ (PSOL), o secretário garantiu que o pagamento do piso nacional dos auxiliares e técnicos de enfermagem está previsto na LOA e caberá à Câmara aprovar projeto para efetivação da nova política pública.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO | REPORTAGEM (breve)

Comissão realiza 2ª Audiência Pública para debater Orçamento 2024

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax