promove lançamento do ‘Maio Amarelo’
A Câmara Municipal foi o local escolhido para o lançamento da campanha Maio Amarelo, de conscientização e educação para um trânsito mais seguro. Durante a sessão de terça-feira, 2, servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana estiveram no plenário da Casa para falar sobre a programação e entregar aos vereadores o laço amarelo que simboliza a causa.
José Luiz Pinheiro, coordenador de mobilidade urbana, fez a abertura oficial da campanha, que em 2023 terá como tema “No trânsito escolha a vida”. Ele lembrou que o índice de acidentes ainda e muito alto em todo o mundo, e que para reduzir essas ocorrências é preciso conscientizar a população.
“Temos que dirigir por nós e pelos demais, cumprindo nosso papel de cidadão tomando conta de todos”, disse, destacando o risco de se usar o celular ao dirigir e lembrando que os pedestres também são responsáveis pela segurança o trânsito, usando sempre a faixa ao atravessar a rua.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), os acidentes no trânsito são uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo. Por isso, as mobilizações em torno da campanha focam em educação, engenharia e esforço legal (3 Es) e visam orientar o alinhamento dos órgãos públicos para as questões de mobilidade urbana, convivência pacífica entre motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos que contribuem para a reflexão e adoção de comportamentos mais gentis e seguros no trânsito.
“Nosso trabalho para reduzir os acidentes é permanente. Estamos há mais de 90 dias sem mortes no trânsito de Barueri. Isso em um país que tem o terceiro maior índice dessa causa de óbito”, destacou Pinheiro.
O presidente da Casa, vereador Toninho Furlan (PDT), convocou a população abraçar o movimento. “É uma campanha muito bonita. Espero que todos os municípios da nossa região estejam aderindo e, principalmente, que as pessoas respeitem sempre as leis de transito”, afirmou. “O Maio Amarelo só faz sentido se motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas entendam que agir com prudência no trânsito é fundamental para o sucesso deste movimento”, ressaltou Toninho.
Maio Amarelo
A campanha Maio Amarelo foi instituída em Barueri pela Lei Municipal 2.472/2016, de autoria do vereador Kascata (União Brasil).
Trata-se de um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito.
A campanha foi criada em 2011, pela ONU (Organização das Nações Unidas), que decretou na ocasião a Década de Ação para Segurança no Trânsito, e, com isso, o mês de maio tornou-se referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, e um único momento, no primeiro semestre de cada ano.
Conteúdo oficial