Opinião do Professor Marco Aurélio – Adoro arroz doce. Se pudesse teria essa sobremesa todos os dias em minha mesa. O arroz doce é uma receita de origem asiática. Na Índia, por exemplo, é comum encontrar arroz com açúcar em preparações de pratos típicos dos casamentos hindus. Na Tailândia, ele leva coco e é servido com fatias de manga e muito pouco açúcar.
O arroz doce chegou na Europa no século XIII. No Brasil, veio junto com a canela na época da colônia. A canela, que os portugueses iam buscar nas índias para vender na Europa, como tempero da moda.
Na época do Império, no Rio de Janeiro, as pessoas ricas, a maioria de origem portuguesa, faziam como uma de suas sobremesas preferidas justamente o arroz doce. Hoje, popular em todo o Brasil, o arroz doce adquiriu outras variações, como o uso do leite condensado (muito comum em nossas escolas), além do uso do doce de leite ou coco.
Nessa época de festas juninas, a gente encontra o arroz doce em todos os lugares. É o doce preferido por todos. Na Quermesse da Catedral de Santo Antônio em Osasco, as mulheres católicas voluntárias fazem o melhor arroz doce do mundo. Vale a pena conferir.
Os doces como canta Chico Buarque, nos trazem afeto, amor e seguram todos em casa “com açúcar, com afeto/ fiz seu doce predileto/ para você parar em casa/ qual o quê …” é um trecho de uma linda música do velho Chico.
Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista, biomédico, historiador e professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco.