Observatório

Dia Mundial do Meio Ambiente: evento na USP debate crise climática e sustentabilidade

Crise climática é um dos temas do evento

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP vai promover no dia 5 de junho (quarta-feira) um evento com palestras e roda de conversa sobre temas relacionados à crise climática e as condições das populações vulneráveis. O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem foco em “acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”. Haverá transmissão on-line no Canal do ICB no Youtube, neste link.

“A intensificação das mudanças climáticas e da poluição, resíduos em excesso e da perda de biodiversidade são preocupantes e colocam os ecossistemas do mundo sob ameaça. Nesse sentido, o conhecimento gerado nas universidades como a USP é essencial na busca para mitigar esses problemas”, explicam as professoras Raif Musa Aziz e Rita Café Ferreira, organizadoras do evento.

Entre as 9h30 e 11h30, o instituto receberá três professores da USP para palestras sobre o assunto. Após uma apresentação de pôsteres, e uma exposição de fotografias dos alunos do programa USP 60+, o evento terá a palestra Como Crescer Alimentos Durante a Crise Climática?, do professor Carlos Takeshi Hotta, do Instituto de Química (IQ) da USP. Hotta apresentará algumas formas que cientistas estudiosos de plantas estão buscando para possibilitar a produção de alimentos durante uma crise climática, garantindo segurança alimentar à população.

Na segunda apresentação, denominada Integrando Saúde Humana, Animal e Ambiental em um Contexto de Desenvolvimento Sustentável, o professor Welington Luiz de Araujo, do Departamento de Microbiologia do ICB, abordará as características do rio Tietê, focando no seu papel no desenvolvimento social e econômico e seu impacto na comunidade microbiana presente na água e sedimentos do rio. Por último, a palestra Saúde Ribeirinha da Amazônia: Solução? discutirá o perfil de saúde relacionado a fatores ambientais decorrentes da inadequação do destino do lixo, mercúrio e esgoto e potabilidade de água. A apresentação será do professor Luís Marcelo Aranha Camargo, do ICB V, em Rondônia.

O evento se encerrará com uma roda de conversa, incluindo os três palestrantes e o público ouvinte, com mediação do professor José Gregório Cabrera Gomes, também do Departamento de Microbiologia. A programação, com os horários de cada atividade, está disponível neste link.

“A atividade também espera receber alguns estudantes do ensino fundamental e médio, além de professores de escolas da região leste da capital paulista, parte de uma parceria nossa com a Diretoria Regional de Educação (D.R.E) da Região Leste de São Paulo”, explica Wothan Tavares de Lima, professor e vice-presidente da CCEx. A parceria tem o intuito de oferecer aos estudantes atividades extensionistas desenvolvidas pelos alunos de graduação do ICB.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax