Observatório

Câmeras corporais ficam 30% mais baratas que o previsto após pregão eletrônico

Novo edital vai aumentar em 18% o número de câmeras corporais portáteis da PM de SP

O pregão para a contratação de 12 mil Câmeras Operacionais Portáteis (COPs) para a Polícia Militar deve resultar em uma economia de mais de 54% à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em comparação com o contrato vigente. O valor da primeira colocada no pregão realizado nesta segunda-feira (10) também é 30% menor que o previsto pela PM.

No total, 14 empresas participaram da disputa. A empresa melhor colocada terá, agora, que apresentar documentação para as etapas de habilitação e análise de amostras.

“Nós tivemos bastante concorrência e uma redução importante no custo da câmera. Agora, a gente vai para a segunda fase, que é a prova de conceito, em que será verificado se o equipamento da empresa vencedora atende a tudo que foi especificado no edital”, explicou o governador Tarcísio de Freitas durante coletiva na manhã de hoje. “É uma oferta importante, que mostra que estamos na direção certa”, completou.

Leia mais: Polícia Militar publica portaria com diretrizes sobre o uso de câmeras

A proposta aprovada representa um gasto estimado de R$ 4,3 milhões por mês à SSP, mais de 54% a menos que os atuais contratos. Apesar da redução do valor, o pregão prevê um aumento de 18,5% no número de equipamentos disponíveis no estado, que hoje cobrem 52% do trabalho operacional. Ou seja, com a nova aquisição, além de manter a cobertura atual e aperfeiçoar a tecnologia, haverá uma expansão do programa no território paulista.

As novas câmeras terão tecnologia mais moderna, com a inclusão de novas funcionalidades, como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, melhoria na conectividade, entre outras.

O acionamento dos equipamentos será obrigatório, podendo ser realizado de forma manual ou remota pela central de operações da PM, permitindo maior gestão operacional e eficiência do sistema. O acionamento seguirá rígidas regras estabelecidas pela corporação e o policial que não cumprir o protocolo será responsabilizado.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax