Viaduto Metálico recebe o verde em alusão à luta pelos direitos da pessoa com deficiência
Olga Liotta
Fernanda Cazarini
Neste mês de setembro Osasco estará com seu cartão postal, o Viaduto Metálico – Reinaldo de Oliveira – iluminado na cor verde em alusão à visibilidade e luta pelos direitos da pessoa com deficiência. A ação integra a campanha Setembro Verde, reforçando a importância da acessibilidade e da inclusão social da pessoa com deficiência em todos os espaços.
A Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência visa garantir, por meio de políticas públicas e ações institucionalizadas, o cumprimento das legislações, como a Lei Ordinária nº 4757/2016 – Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites; Lei ordinária nº 4863/2017, entre outros.
O Brasil avançou significativamente na promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência com a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. Essa lei foi um marco importante na legislação brasileira e está em conformidade com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas (ONU), que o Brasil ratificou em 2008.
Sobre o Setembro Verde
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações realizadas no período.
Conteúdo oficial