Legislativo

Câmara de Osasco discute iniciativas para combater o etarismo

Por Deniele Simões. Fotos: Robson Cotait.

Começaram a tramitar na Câmara de Osasco, nesta terça-feira (18), dois projetos de lei que devem beneficiar pessoas com mais de 60 anos.

As duas propostas são de autoria do presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), e estão ligadas à conscientização contra o etarismo – prática que discrimina as pessoas mais velhas.

Uma das propostas institui no Calendário Oficial do Município de Osasco o Dia Municipal de Combate ao Etarismo. “Acreditamos que a nova data permitiria dar continuidade aos debates sobre a condição do idoso e combate ao preconceito baseado na idade no país, com uma agenda mais específica acerca do preconceito e da discriminação de idade, contribuindo para uma mudança cultural e valorativa em relação aos idosos”, disse Carmônio.

O outro projeto propõe a alteração do pictograma que representa a pessoa idosa em placas utilizadas nos espaços privados.

Vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já determinou a substituição do ícone que representa a população com mais de 60 anos por uma imagem mais adequada à realidade dessas pessoas nas placas de sinalização de trânsito.

“Todos nós já vimos vagas de estacionamento dedicadas a idosos com aquela imagem pejorativa de alguém caminhando com dificuldade e utilizando uma bengala. Mas essa imagem não representa a população 60+. Como não tenho visto essa mudança em Osasco, solicitei à Prefeitura que adote o novo pictograma, abolindo de vez a imagem antiga que só reforça estereótipos negativos e promove a exclusão social dos idosos”, justificou, em suas redes sociais.

Os dois projetos foram lidos na sessão da última terça-feira e, antes de irem a plenário para votação, passarão por análise das Comissões Permanentes.

MULTIMÍDIA ► FOTOS | VÍDEO

Propostas que combatem etarismo começam a tramitar na Câmara de Osasco

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax