Moção de Esclarecimento sobre o Genocídio Armênio de 1915 Aprovada pela Câmara
Por Ana Luisa Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.
Desde 2013, consta no Calendário Oficial de Osasco o “Dia do Reconhecimento e Homenagem às Vítimas do Genocídio Armênio de 1915”. A lei, que é de autoria da vereadora Ana Paula Rossi (PL), foi lembrada no decorrer da 21ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (25), durante a discussão de uma Moção de Esclarecimento sobre o referido dia. A Moção foi proposta pela própria Ana Paula, que aproveitou a oportunidade para frisar que, entre 1915 e 1923, o Império Turco-Otomano promoveu um dos maiores massacres já vistos na história da humanidade — o genocídio armênio.
“No meu primeiro mandato, apresentei um Projeto de Lei para Osasco reconhecer o genocídio armênio, porque, apesar de tudo, ainda tem gente que nega. É importante reconhecer esse momento para a história. É preciso tornar viva essa lembrança”, comentou Ana Paula Rossi, ao falar sobre a comunidade armênia osasquense, uma das maiores do país. “Nosso primeiro prefeito, Hirant Sanazar, é descendente de armênios”, lembrou a vereadora.
Já o vereador Fábio Chirinhan (PP) informou que o Viaduto Metálico está iluminado com as cores da Armênia. “Também teremos uma homenagem no jogo do Corinthians e Remo nesta quarta-feira”, prosseguiu o vereador, que é descendente de armênios.
As atividades do “Dia do Reconhecimento e Homenagem às Vítimas do Genocídio Armênio de 1915” são realizadas anualmente no dia 24 de abril.
VEJA TODOS OS PROJETOS APROVADOS NA 21ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2023
MULTIMÍDIA ► FOTOS (breve) | VÍDEO (breve)
Conteúdo oficial