Parlamentares da Frente Parlamentar Nossa História participam da Celebração dos 61 Anos da Juco
Por Ana Luisa Rodrigues. Foto: Robson Cotait.
A Juventude Cívica de Osasco (JUCO) celebrou nesta quarta-feira (26) exatos 61 anos de fundação. Uma história que começou a ser construída com o primeiro ato, do primeiro prefeito de Osasco, Hirant Sanazar.
“Ele sempre sonhou em tirar as crianças das ruas. A JUCO era o orgulho do Hirant”, disse a esposa do primeiro prefeito de Osasco, Janete Sanazar, nas comemorações dos 61 anos da instituição.
A celebração aconteceu na sede da JUCO e contou com a presença do vereador — e ex-JUCO — Josias da Juco (PSD), além do ex-vereador e criador do Programa Nossa História, Sebastião Bognar, do prefeito Rogério Lins e de autoridades como o delegado seccional da Polícia Civil, José Flamínio, e Lau Alencar (secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e Salomão Júnior (secretário-executivo da Pessoa com Deficiência).
Emocionado com mais uma celebração, Josias da Juco reforçou a importância da Instituição na formação de jovens. “Temos ex-Jucos que são médicos, policiais, secretários, professores, juízes, vereadores, diretores de empresas, a maioria que passou por aqui se tornou um profissional de sucesso. O objetivo da Juco é sempre alcançado; promover o desenvolvimento dos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho”, comentou o parlamentar ao agradecer a família de Hirant Sanazar pelo apoio dado à Juco nos 61 anos de história da Instituição.
“A Juco não tem partido, ela é da cidade de Osasco”, afirmou Josias ao comentar como as emendas parlamentares encaminhadas à Juco estão sendo importantes para que a instituição esteja preparada para os novos desafios.
Entre os desafios enfrentados pela Juco, segundo o diretor-administrativo Marcelo Rios da Cunha, está a preparação dos jovens para um mercado de trabalho cada vez mais digital. “Nós precisamos evoluir e atender a demanda de um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. Osasco é uma cidade digital e queremos que nossos estagiários ocupem vagas nessas empresas”, afirmou Cunha, ao apresentar o novo laboratório de informática da JUCO.
O prefeito Rogério Lins aproveitou a oportunidade de incentivar os jovens a se dedicarem aos aprendizados na JUCO. “Muitos ex-Jucos ocupam espaços de decisão no setor privado e público. Aqui vocês terão muitas oportunidades. Aproveitem”, disse o líder do Executivo, ao homenagear o professor Daniel Barbosa, um dos principais nomes da JUCO, falecido em 2021, aos 86 anos.
“O professor Daniel sempre esteve preocupado com a juventude, com a violência, com a questão das drogas e ele sempre acreditou que a educação era a melhor ferramentas para proteger os jovens. Nós também acreditamos muito na educação”, declarou Lins.
A presidente da JUCO, Daniela Yuri Barbosa de Andrade Cunha, filha do professor Daniel, falou sobre a paixão de seu pai pela JUCO e sobre como ele admirava o prefeito Hirant Sanazar. “O professor Daniel dizia que Hirant era um visionário. Um homem além de seu tempo. E hoje, com 61 anos da JUCO, estamos aqui e não precisamos mostrar do que somos capazes”, disse Daniela, após lembrar que mais de 40 mil alunos já passaram pela instituição. “Familiares, parceiros, autoridades, prefeitos. Nossa gratidão a todos os que estão ao nosso lado. O apoio da Prefeitura sempre foi muito importante para nós. Diz a lenda que, se os ‘Jucos’ fizerem greve, a prefeitura para”, brincou a presidente da JUCO.
Na ocasião da celebração, a JUCO inaugurou um novo Laboratório de Informática e recebeu uma van com 11 lugares, viabilizados pela Emenda Parlamentar da deputada estadual Bruna Furlan (PSDB).
Conteúdo oficial