Barueri

Barueri registra pontuação inédita no Programa Município VerdeAzul

Apoie o PlanetaOsasco

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), registrou 85 pontos no Programa Município VerdeAzul (PMVA). Essa pontuação inédita é resultado da continuidade e aprimoramento das ações realizadas por diversas secretarias e instituições do município, além de outras entidades como a Sabesp.

Outros fatores contribuíram para o aumento da nota da cidade, como a estrutura de governança ambiental, bem consolidada e atuante localmente; a revisão dos Planos de Saneamento e de Mata Atlântica; e o fortalecimento do Órgão OGPMEA (Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental). Diversos Atos Normativos associados ao meio ambiente e a contribuição da Sabesp nas tarefas exigidas pelo Programa também foram importantes.

O PMVA, que em Barueri é planejado e executado pela Sema, almeja alinhar a gestão ambiental do Estado e dos municípios por meio de diretivas e da promoção de capacitação técnica, além de incentivar as prefeituras a implementarem políticas públicas locais com foco no desenvolvimento sustentável.

Algumas das ações benéficas

– Inclusão de elementos de sustentabilidade em processos licitatórios de compras, por exemplo, a aquisição de móveis em conformidade com certificação florestal sustentável;

– Expansão da iluminação pública com lâmpadas LED e aproveitamento de energia solar e águas pluviais em próprios públicos;

– Ações educativas de prevenção de riscos, como o Programa “Agentes Multiplicadores de Defesa Civil”;

– Cultivo agroecológico de alimentos pelo Projeto “Horta da Gente” do Programa “Renascer”;

– Ampliação de ciclovias e ciclofaixas;

– Avaliação da emissão de poluentes do ar e o uso de tecnologias ambientais em veículos públicos para combater a poluição atmosférica;

– Avanços no planejamento e nos índices de saneamento básico (água, esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana);

– Realização de plantios de mudas, com preferência para espécies nativas;

– Atuação na área de bem-estar animal, com destaque para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres);

– Ações de educação ambiental para fortalecimento de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Entrega da certificação

A cerimônia de entrega da certificação aconteceu na terça-feira, 19 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, representantes do Meio Ambiente e de autoridades municipais de diversas cidades.

No total, 412 cidades participaram da edição 2022-2023 do programa, sendo que 60% delas (exatas 280) alcançaram os critérios estabelecidos e receberam certificados nas categorias Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação. Barueri conquistou pela primeira vez o título de “Município Certificado”, a classificação mais alta do Programa. A cidade ficou em 14° lugar no ranking de municípios entre 100.000 e 499.999 habitantes e em primeiro na Região Metropolitana Oeste.

O secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), declarou que “esse ótimo resultado é fruto do trabalho árduo e comprometido de diversas unidades diretas e indiretas da administração pública municipal, que se empenharam em implementar e aprimorar ações ambientais ao longo dos últimos anos.  É um reconhecimento importante para o nosso município e para todas as pessoas que se dedicaram a essa conquista”.

Temp
Temp



Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax