Observatório

Maio Amarelo: SP emite mais de 8 mil identificações veiculares para autistas

Identificação Veicular TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Neste mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, o estado de São Paulo alcançou a emissão de 8.538 Identificações Veiculares TEA (Transtorno do Espectro Autista). O projeto foi lançado em abril, durante a 1ª Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em colaboração entre a Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital (SGGD) e o Detran-SP, com o apoio da Prodesp.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os demais motoristas de que naquele veículo há uma pessoa com TEA, solicitando que sejam gentis e que não buzinem, O intuito é evitar crises relacionadas à sensibilidade auditiva, sintoma frequente em pessoas com TEA.

“A Identificação Veicular TEA reforça o comprometimento do Governo de São Paulo com a causa, promovendo uma sociedade mais acolhedora, que compreende e respeita a diversidade em todas as suas formas”, destaca o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A Identificação Veicular é concedida mediante vinculação à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), que já soma mais de 50 mil emissões em todo o estado. Ao atrelar a identificação ao veículo, é gerado um QR Code que atesta a veracidade do documento. O adesivo também contém a frase: “Pessoa com autismo a bordo. Seja gentil, não buzine.”

Maio Amarelo

Maio Amarelo é o mês de conscientização sobre o trânsito em todo o mundo. O objetivo é discutir e desenvolver estratégias para a segurança viária, além de promover a construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente. A participação de diferentes secretarias e diversos setores da sociedade contribui para a eficácia das campanhas, pois facilita ações coordenadas, destaca a importância da segurança no trânsito e amplia a disseminação de campanhas educativas.

Confira abaixo o passo a passo para emitir o Selo de Identificação Veicular:

Para quem já possui a CipTEA:

1) Acesse seu cadastro com o login GOV.BR;
2) Clique em “cadastrar veículo”
3) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo e clique em “cadastrar veículo”;
4) Clique no “carrinho” abaixo da imagem da carteirinha e imprima seu adesivo.

Para novos beneficiários CipTEA:

1) Acesse o site https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR e clique em cadastrar novo beneficiário;
2) Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA;
3) Preencha as informações do CID, nome e CRM do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico em png ou jpg;
4) Preencha os dados do cuidador/responsável;
5) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo;
6) Leia e dê ciência ao Termo de Aceite;
7) Aguarde a análise e aprovação da CipTEA (até 20 dias úteis);
8) Após aprovação, faça o download de sua identificação veicular.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax