Observatório

Viveiro florestal de Pederneiras (SP) deve produzir 1 milhão de mudas por ano

O objetivo do viveiro é reproduzir mudas de diferentes espécies exóticas

Localizada na região de Bauru, Pederneiras inaugurou na segunda-feira (27) seu primeiro viveiro florestal, em uma área de 150 hectares de floresta estadual. O objetivo é reproduzir ali mudas de diferentes espécies exóticas, como pinus (sete exemplares), eucalipto (cinco exemplares) e corymbia (dois exemplares), com foco na manutenção da biodiversidade local e na realização de pesquisas para melhorar a qualidade genética dessas espécies. Além de fomentar o emprego na região, o viveiro também irá comercializar as mudas, madeiras e resinas produzidas. Sua capacidade de produção pode chegar a até 1 milhão de plantas por ano.

A iniciativa atende às diretrizes estaduais de reflorestamento. O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), é o responsável pelas pesquisas, estudos e reprodução de espécies no local, com foco em soluções para os desafios das mudanças climáticas. “Os estudos pretendem desenvolver mudas mais adaptadas a diferentes regiões, resistentes à seca, às altas temperaturas, doenças e pragas”, explicou o diretor do Departamento de Tecnologia e Inovação do IPA, Emerson da Silva. O pinus, por exemplo, poderá ter até 1.000 mudas plantadas por hectare, sendo aproveitado não só como madeira e celulose, mas também para a produção de resinas com aplicações farmacêuticas, cosméticas e nutricionais.

O viveiro faz parte do projeto “Melhoramento e Conservação de Germoplasma Arbóreo de Rápido Crescimento”, que busca a revitalização de áreas de preservação por meio da readequação das Unidades de Conservação do estado. A Floresta Estadual possui também uma coleção no banco ativo de germoplasma (organismo vivo constituído de árvores matrizes que foram plantadas a partir de sementes) de espécies nativas geridas pelo IPA que podem se beneficiar do viveiro para multiplicação, visando a diversificação na produção florestal, a restauração ambiental e a valorização da bioeconomia.

A iniciativa conta com o apoio da empresa Helmut Schuckar e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

Viveiro Tamboril

Além da Floresta Pederneiras, o estado conta com um outro viveiro para mudas. Inaugurado em 2012, o Viveiro Tamboril, dentro do Parque Fontes do Ipiranga, conta com aproximadamente 10 mil mudas, mais de 700 espécies, sendo 40 consideradas em extinção (como o bambuzinho nativo da Mata Atlântica). Foi construído no antigo Instituto de Botânica e atualmente é voltado para o cultivo de espécies em conservação da biodiversidade, especialmente as raras e as ameaçadas.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax