Osasco

Osasco terá botão do pânico no celular para atender mulheres com medidas protetivas

Apoie o PlanetaOsasco

Texto: Juliana Oliveira
Foto: Marcelo Deck

Na abertura da Semana Municipal de Conscientização e Combate à Violência Contra a Mulher, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, lançou o aplicativo SIIM Protege, uma espécie de Botão do Pânico no celular para atender e socorrer mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas.

“Para ter acesso ao SIIM Protege, a mulher recebe um link e preenche um cadastro, na sequência o App será instalado e entrará em funcionamento. Basta ela apertar para dar início ao monitoramento. Esse dispositivo é objetivo e rápido, porque as mulheres serão localizadas em tempo real por meio do geoprocessamento”, destacou o secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide), Luciano Camandoni.

Segundo o secretário de Segurança e Controle Urbano, coronel José Virgolino, o botão do pânico é um instrumento extremamente importante no combate à violência contra a mulher, porque por meio de sua utilização será possível saber se as medidas protetivas estão ou não sendo cumpridas. “Caso um ex-companheiro ou um o ex-marido tentar se aproximar, a vítima terá condições de acionar a Guarda Municipal e a viatura mais próxima será deslocada para o local. Há dois meses o prefeito cobrou a equipe o desenvolvimento desse tipo de tecnologia de rastreamento para atender as mulheres”.

Para a secretária Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade, Cintia Correia, a atual administração municipal tem trabalhado incansavelmente para que as políticas de combate e enfrentamento à violência contra a mulher na cidade sejam efetivadas. “Só é possível garantir esse trabalho por meio de ações intersecretarias, com a Rede Lilás, com os conselhos municipais e todos que estão envolvidos no combate e no fortalecimento. Nossa responsabilidade é muito grande em relação à garantia da política pública e estamos comprometidos a atender as mulheres da nossa cidade”.

De acordo com o prefeito Rogério Lins, as equipes da administração têm trabalhado todos os dias na construção de uma cidade com menos desigualdades e com mais direitos garantidos a todas as mulheres. “Estamos avançando e os projetos estão saindo do pensamento e se transformando em realidade. Esse aplicativo é um desses projetos que vêm para melhorar a nossa comunicação porque tem uma pronta resposta para as mulheres que passam por desafios e que sofrem qualquer tipo de violência”.

Segundo ele, hoje, além da casa abrigo, Osasco também conta com uma parceria com o Instituto Avon, que oferece hospedagem em hotel e alimentação para mulher vítima de violência e seus filhos. “São serviços protetivos, de caráter sigiloso, para garantir a segurança das mulheres vítimas de toda forma de violência”, afirmou.

Também participaram do lançamento, a vice-prefeita, Ana Maria Rossi, o secretário de Governo, Sergio Di Nizo, a secretária executiva de Igualdade Racial, Amanda França, a coordenadora da Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal, Noêmia Tenório, as vereadoras Elsa Oliveira e Juliana Ativoz, a representante da Rede Lilás, Alexandra Pontieri, e o Delegado Seccional, Maurício Guimarães Soares, entre outras autoridades.

Este conteúdo oficial foi verificado por RJ983

Fonte Oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo