Executivo

A 16ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco é Inaugurada com Evento de Exposição e Feira

Marco Borba
Fernanda Cazarini

A Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) realizou quarta-feira, 19/04, em parceria com a Associação Pankararé, o Fórum Permanente Intersetorial Indígena e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a abertura da 16ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco.

O evento aconteceu no segundo piso do SuperShopping (Avenida dos Autonomistas, 1828 – Vila Yara), onde é realizada desde o dia 15/04 a Exposição e Feira de Artesanatos Indígenas. O estabelecimento comercial apoia a ação, instituída por meio da Lei nº 4.538/12.

A exposição acontece até o dia 1º de maio, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Estão em exposição e comercialização diversos itens da cultura indígena, como maracás, colares, brincos cestas e cocares a preços acessíveis. A atividade visa valorizar a cultura dos povos tradicionais.

“É preciso dar visibilidade a essa cultura, porque se não é mostrada, ela se perde. É preciso que seja mostrada em grandes centros, como Osasco, e promover políticas públicas voltadas para essa população”, disse a secretária executiva de Promoção da Igualdade Racial, Amanda França.

Em 2020, segundo a Seppir, por conta da testagem em massa durante a pandemia de covid-19, foram identificadas em Osasco dez etnias indígenas, entre as quais os povos Pankararé, Atikum, Xucuru-Cariri e Xacriabá. Dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que naquela ocasião a cidade reunia cerca de 500 indígenas.

Também participaram do evento o secretário Executivo da Pessoa com Deficiência, Salomão R. de Lira Júnior, e a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lopes. O deputado estadual Gerson Pessoa enviou representante.

As atividades da Semana Indígena de Osasco terminam no dia 14/05 com o 16° Encontro dos Povos Indígenas, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso (Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18). O evento contará com apresentações indígenas, dança do toré, almoço Indígena, exposições e vendas de artesanatos.

Outras informações pelo telefone (11) 3699-2194 ou no e-mail: [email protected] ou Instagram @seppirosasco.

 

Serviço

Exposição da 16ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco

De 15/4 até 1º de maio

Horário: 10h às 22h

Local: 2º piso do SuperShopping Osasco

Endereço: Avenida dos Autonomistas, 1.828

Entrada gratuita

 

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax