Legislativo

Parlamentares discutem o combate ao preconceito contra religiões de origem africana

Apoie o PlanetaOsasco

Por Deniele Simões. Fotos: Robson Cotait.

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (23), os vereadores de Osasco refletiram sobre os preconceitos e dificuldades vividos pelos praticantes das religiões de matrizes africanas.

O tema foi discutido na votação da Moção de Reconhecimento 73/2023, pelo Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Prevista no calendário nacional pela lei federal de 14519/2023, a data é comemorada em 21 de março.

A autora, vereadora Juliana da AtivOz (PSOL), falou sobre o preconceito e apresentou estatísticas. “O número de denúncias de intolerância religiosa no Brasil aumentou 106% em apenas um ano. Passou de 583, em 2021, para 1200, em 2022 – uma média de três por dia”, revelou.

Mapeamento realizado pela Prefeitura de Osasco em 2021 identificou 44 terreiros na cidade, sendo 41% de casas de umbanda e 59% de casas de candomblé de diversas denominações.

Segundo Juliana, as maiores vítimas são os praticantes de religiões de matrizes africanas, como umbanda e candomblé. “São as que mais sofrem com o preconceito religioso. Historicamente são desrespeitadas, invisibilizadas e oprimidas”, disse.

Nova Lei

O Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé pode ajudar a trabalhar a questão do preconceito. “Reconhecemos esse dia e nos unimos aos povos na luta por um país sem intolerância religiosa e por um estado laico, e que sejam respeitadas todas as formas de crenças e não crenças também”, afirmou Juliana.

O vereador Emerson Osasco (REDE) lamentou a violência causada pelo preconceito. “A intolerância religiosa mata pessoas todos os dias e a grande maioria é de religiões de matrizes africanas”.

O presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), trouxe à tona o problema vivido em Uganda, que recentemente criminalizou atitudes LGBTQIA+. “Quando se fala em matrizes africanas, é triste ver isso em um país 100% negro“, concluiu.

VEJA TODOS OS PROJETOS APROVADOS NA 13ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2023

MULTIMÍDIA »» FOTOS (breve) | VÍDEO (breve)

Parlamentares refletem sobre preconceito a religiões de matrizes africanas

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax